sexta-feira, dezembro 12

SEMINÁRIO: China – inovação ou ocidentalização? Lógica, linguagem e ciência

Início
16/12/2014
Fim
16/12/2014
O Grupo de Estudos Brasil-China do Fórum Pensamento Estratégico (Penses) promove, no dia 16 de dezembro, o seminário “China – inovação ou ocidentalização? Lógica, linguagem e ciência”.
O evento pretende analisar até que ponto o grande avanço científico chinês, a partir do século 20, é consequência direta de seu processo de ocidentalização. O encontro filosófico quer aprofundar o debate sobre questões como: existe uma relação indissociável entre ciência moderna e as bases lógico-linguísticas europeias? Há incompatibilidade entre os pressupostos das ciências ocidentais e a estrutura ideogramática da língua chinesa?
Antonio Florentino Neto, professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e membro do Grupo de Estudos Brasil-China do Penses; Lucas Angioni, professor de História da Filosofia Antiga no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp; e o tradutor e professor de chinês Plínio Marcos Tsai serão os palestrantes. A mediação será de Marco Tulio Scarpelli Cabral, professor no Instituto Rio Branco do Ministério das Relações Exteriores.
O seminário será realizado às 14h no auditório 1 do IFCH, que fica na Rua Cora Coralina, 100, na Cidade Universitária, em Campinas.
Mais informações: http://www.gr.unicamp.br/penses/


FONTE: FAPESP