quinta-feira, dezembro 4

Como escrever textos ideais para blogs

Neste artigo você irá aprender ou aprimorar seus conhecimentos sobre como escrever textos ideais para blogs. Muitos blogueiros, jornalistas e redatores têm dúvidas em relação a este tema, pois a forma de se comunicar na web é muito diferente do que escrever artigos para veículos impressos.
Seja para blogs, sites ou portais, é fundamental saber explorar as técnicas que envolvem a produção de conteúdo específico para a internet, assim como para as redes sociais. Devemos ter em mente que a linguagem da internet exige estratégias diferentes para cada mídia.
Então vamos verificar neste post informações indispensáveis referentes a títulos, tamanho do texto, aspectos visuais, entre outras técnicas.
Boa leitura!

Como escrever textos ideais para blogs

Os 7 principais fatores para escrever textos ideais para blogs


Cada pequeno detalhe faz a diferença para saber se você está escrevendo um post ideal para seu blog. Assim como cada um desses detalhes vai definir se seu leitor continuará lendo seu post ou se irá fechar a janela do navegador e procurar outros conteúdos na internet.
Se você ainda está em dúvida, te aconselho a continuar lendo este artigo, pois vem muita coisa interessante por aí, que pode mudar a forma como você elabora os posts do seu blog.
Vamos aos sete principais fatores para escrever textos ideais para blogs:

  • 1. Título: as palavras que fazem a diferença e podem te dar um clique ou não;

  • 2. Storytelling: a arte de contar histórias, o gancho para sua pauta;

  • 3. Poucos caracteres por parágrafo: não faça parágrafos gigantescos, a leitura precisa fluir de forma agradável, então nada de blocos imensos de texto;

  • 4. Imagens: o cérebro humano processo imagens 60 mil vezes mais rápido que texto. Pense nisso ao produzir seu material e procure usar conteúdo multimídia;

  • 5. Subtítulos: organizam o texto e tornam a leitura mais dinâmica;

  • 6. Quantidade de palavras: textos de 200 palavras não são artigos, são notas. Procure organizar suas ideias de forma que seu texto seja aprofundado no assunto sobre o qual você resolveu escrever. Desta maneira você vai ajudar seu leitor e ser uma referência no seu segmento. Cerca de 1,5 mil palavras por artigo é uma quantidade razoável para aprofundar ideias de forma consistente. Tenha em mente que não existe conteúdo grande na internet, e sim conteúdo chato de ler. Ou seja, você pode perfeitamente escrever artigos grandes, mas que sejam mais agradáveis de ler do que pequenas notas. Claro que é preciso tomar cuidado para manter a objetividade e não ser prolixo;

  • 7. Facilite o compartilhamento social: disponibilize botões que permitam ao internauta compartilhar o artigo em suas redes sociais. Aliás, se você gostar deste post, indique a seus amigos. ;)
sete principais fatores para escrever textos ideais para blogs

Como escrever um título perfeito


Segundo pesquisa do Copyblogger, oito em cada dez pessoas irão ler seu título. E apenas duas pessoas dessas dez irão ler todo seu conteúdo. Essa estatística comprova que o título pode fazer a diferença se os internautas irão ler seu artigo ou não.
Obs.: se você está lendo o artigo até aqui, com certeza o título Como escrever textos ideais para blogs chamou sua atenção, certo? Então agora vamos ver como escrever um título perfeito!
De acordo com uma pesquisa de usabilidade da KISSmetrics, os leitores tendem a absorver as três primeiras palavras de um título e as três últimas. Ou seja, o cérebro humano realiza uma espécie de scanner não somente no artigo como um todo, mas também nos títulos (não é à toa que o título deste artigo tem seis palavras). :P
É claro que nem todos os títulos são possíveis de serem elaborados com seis palavras. Nesses casos, é importante fazer com que as três primeiras e as três últimas palavras destaquem-se em relação ao título como um todo.
Em relação a SEO (otimização de sites para mecanismos de busca), a tag title deverá ter cerca de 55 caracteres, de forma que caiba toda a informação nos resultados de pesquisas em sites como o Google, por exemplo. Utilizando o plugin SEO by Yoast, para WordPress, o preenchimento é simples e você terá acesso a uma prévia do title.
Confira um exemplo na imagem abaixo:
plugin SEO by Yoast
Além destes números específicos, também existem técnicas baseadas em estudos do campo da psicologia para escrever ótimos títulos. Confira oito estratégias de como escrever títulos ideais para artigos em blogs:

  • 1. Surpresa: “Este não é um texto perfeito para um blog (mas poderia ter sido)”

  • 2. Perguntas: “Você sabe como escrever textos ideais para blogs?”

  • 3. Curiosidade: “10 Dicas de como escrever textos ideais para blogs (a número 9 é imperdível!)”

  • 4. Negativas: “Nunca escreva um texto chato novamente”

  • 5. Como: “Como escrever textos ideais para blogs”

  • 6. Números: “10 Dicas para escrever textos ideais em blogs”

  • 7. Referência à audiência: “Para pessoas à beira da perfeição em escrever textos ideais para blogs”

  • 8. Especificidade: “Como utilizar o processo de escrever textos ideais em blogs para dobrar sua audiência”

Comece seu texto com Storytelling


O título do texto seduz os internautas para o clique, mas é a introdução que conecta os leitores, os levando a continuar e degustar o conteúdo.
Um teste realizado pela equipe da Groove HQ demonstrou que um post de blog escrito com técnicas narrativas de storytelling rendeu 300% mais leitores do que um post sem contar histórias. Não só essas pessoas estavam lendo todo o artigo, como estavam usando o scroll para percorrer toda a página e permaneceram muito mais tempo navegando, 520% a mais.
gráficos de desempenho de páginas com e sem Storytelling
Storytelling: É preciso ter como objetivo utilizar elementos de narrativa toda vez que você começar a esboçar seus textos para blogs. Experimente começar com uma saudação, utilize histórias pessoais, crie momentos em que você possa compartilhar experiências próprias. Além de transmitir pessoalidade, é uma forma generosa de compartilhar conhecimento e passa credibilidade ao seu artigo.
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Reduza os blocos de texto e os separe utilizando imagens


Você reparou que neste artigo, e no artigo anterior, A importância da blogosfera na relação assessoria de comunicação/ veículos de comunicação, o texto é entrecortado por imagens? Você sabe por que esta técnica é utilizada?
Porque o cérebro humano processa imagens 60 mil vezes mais rápido do que texto.
Ou seja, a utilização de imagens em artigos tem um efeito psicológico sobre a forma do post e influencia de forma positiva na assimilação do conteúdo.

Utilize subtítulos para organizar a fluência do conteúdo


Você já ouviu falar que as pessoas não leem na internet? Que elas fazem uma varredura visual, como uma espécie de scanner, por determinadas partes do conteúdo? É claro que isso não é válido para todos os internautas (e se você está lendo este post até aqui, não vale para você), mas é uma informação importante o suficiente para você criar seus conteúdos de forma visualmente scaneável. Isso faz a diferença e define se um texto é ideal para blogs ou não.
Uma ótima técnica para isso é utilizar tags de subtítulos, com o objetivo de organizar a fluência do conteúdo e tornar a leitura dinâmica e visualmente agradável. Existem seis diferentes tipos de heading tags, e elas podem ser facilmente aplicadas de acordo com seu editor de conteúdo (no WordPress é muito fácil a aplicação). Confira:
  • H1: Título da página ou do post
  • H2 e H3: subtítulos ou sub-subtítulos
  • H4: nome do blog, widgets etc.
  • H5 e H6: sidebar etc.
É importante ressaltar que em artigos as mais utilizadas são as tags H1, H2 e H3. Pense na utilização das heading tags como se fossem parte da organização de um livro: o H1 é o título do livro, os H2 os capítulos e os H3 os sub-capítulos. Desta forma não tem erro!
E a utilização dessas tags é tão importante para os leitores como para os motores de busca, pois eles rastreiam seu conteúdo para indexação, entre outros fatores, com base em sua organização de conteúdo, o que passa pela aplicação correta e assertiva das heading tags.
Para editar seus subtítulos via HTML é muito simples. Veja no exemplo abaixo como foi editado o subtítulo deste tópico:
exemplo h2

Escreva a quantidade ideal de conteúdo


Se você bolou um título que recebe visitas de pessoas interessadas naquele assunto, elaborou um gancho incrível, formatou o conteúdo de forma amigável, levando o internauta a ler todo seu artigo, parabéns, seu material é melhor do que a maioria dos artigos publicados pela internet! Agora, como definir o tamanho do conteúdo? Normalmente há duas questões fundamentais para definir se um texto é ideal para blogs:
  • 1. Qual tamanho o texto deve ter?
  • 2. Qual aparência/formatação o texto deve ter?
Podemos começar a destrinchar estas questões com a seguinte afirmação: um texto ideal para blogs não tem um tamanho definido. Mas se você fizer uma análise dos melhores conteúdos publicados na internet, aqueles artigos definitivos sobre determinados assuntos, que respondem a todas suas perguntas, vai perceber que nenhum deles tem 200 palavras…
E você vai descobrir que a imensa maioria destes artigos tem mais de 1,5 mil palavras. É claro que um post definitivo não pode ser prolixo, tem que ir direto ao ponto, mas de forma aprofundada e útil ao leitor (até aqui, neste artigo, já são 1,7 mil palavras, fico feliz que você esteja comigo neste percurso)!
Há estatísticas que sugerem que o mínimo de palavras que um texto ideal para blogs deve ter são 700. E que o mínimo que um conteúdo definitivo precisa ter corresponde a cerca de 1,6 mil palavras (em média). Além disso, uma leitura recomendada de 7 minutos para a plena assimilação de um conteúdo rico em informações equivale a uma média destas 1,6 mil palavras. Espero que você passe uns 10 minutos nesta página e que o conteúdo seja muito útil para seus estudos e carreira. ;)
É claro que quanto maior a quantidade de conteúdo, maior também é a necessidade de torná-lo o mais amigável e scaneável possível. Uma pesquisa da Nielsen Norman Group descobriu que as pessoas leem 28% das palavras em seu blog. Por isso os subtítulos (aqueles H2 mencionados acima) são uma ótima maneira de fazer com que os leitores possam encontrar mais facilmente partes do conteúdo que mais os interessam.
Confira outras técnicas úteis para tornar um texto amigável e scaneável:
  • Listas (como esta!)
  • Caixas de citações ou de texto em destaque
  • Texto em negrito em partes estratégicas do conteúdo
  • Parágrafos curtos
  • Utilização de imagens

Crie uma URL amigável e compreensível


Provavelmente você reparou que a URL deste artigo é novojornalismo.com.br/como-escrever-textos-ideais-para-blogs, certo? Pois isso faz a diferença na memorização do endereço do seu artigo, além de oferecer às pessoas que receberem a indicação de leitura a partir da URL a certeza do que trata o conteúdo.
Você já viu URL’s que levam números, ID etc., que não correspondem ao artigo ou à página em questão? Algo como site.com.br/43374? Pois é, quem vê uma URL como essa não faz a menor ideia do conteúdo da página, a não ser que clique no link. Por isso, utilize URL’s amigáveis!

Comece a escrever textos ideais para o seu blog


Espero que você tenha encontrado dicas úteis neste artigo para escrever textos cada vez melhores para seu blog! Se você encontrou, meu objetivo foi alcançado! Agora é hora de você colocar as dicas em prática.
Resumindo, pense em textos que atendam a estas características, pois elas podem tornar um texto ideal para blogs! Ele precisa ser:
  • Compartilhável
  • Relacionável
  • Urgente
  • Visualmente amigável
  • Base para soluções de problemas
  • Agradável
  • Definitivo!
Quantos destes elementos acima podem ser trabalhados no próximo texto que você vai escrever para o seu blog? Quais táticas você considera mais importantes? 


FONTE: novojornalismo