quarta-feira, dezembro 3

Mulheres com formação técnica dominam mercado de trabalho

Elas representam 55% do mercado, que inclui indústria, construção, comércio, serviços e agropecuária


As mulheres com formação técnica são maioria no mercado de trabalho. De acordo com os dados de 2013 da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) do Ministério do Trabalho e Emprego, elas representam 55% do mercado e somam 2,9 milhões, que trabalham em áreas como indústria, construção, comércio, serviços e agropecuária.


O setor que concentra a maior quantidade de mulheres é o de serviços, com 2,5 milhões. Já nos outros segmentos, a participação vai para 238 mil nos setores de indústria e construção, representando 25% do total de técnicos. Para o gerente de Estudos e Prospectivas da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Márcio Guerra, ainda há preconceito profissional: “tem-se a ideia de que são trabalhos tipicamente masculinos, em função até da história da profissão de base, de que tem que fazer muito esforço”, comenta.

Mas, segundo o gerente, o cenário tem apresentado mudanças. Ele ressalta o setor de eletroeletrônica, que conta com maioria feminina. Para ele, trabalhos que exigem perfeccionismo, concentração e detalhe são convidativos para as mulheres que “têm todas estas características e podem se destacar cada vez mais à medida que vão acessando a qualificação”.




FONTE: guiasdeeducacao

Nenhum comentário:

Postar um comentário