segunda-feira, fevereiro 10

Os diferentes modelos de precificação

O que é: Uma dúvida muito frequente para os empreendedores é a precificação: quanto cobrar pelo serviço que sua empresa oferece? Fatores relacionados à produção e situação do mercado influenciam na definição do preço do produto.

Por que fazer: cada empresa deve alinhar o método de cobrança à sua estratégia de mercado. Fatores como concorrência e variação na oferta/demanda podem influenciar nesse item. Os modelos de precificação podem fazer toda a diferença na hora de vender o seu produto ou serviço.

Preço baseado em custos

Screen Shot 2013-12-28 at 11.25.40

Essa é a forma mais comum de precificação. Faz-se o levantamento de todos os custos e adiciona-se um percentual de lucro em cima, chegando ao preço final. No setor de prestação de serviços, o custo é diretamente relacionado ao número de horas trabalhadas e o total de colaboradores envolvidos no serviço.

É importante lembrar que existem os custos fixos, que independem da prestação do serviço, e os custos variáveis, que surgem para viabilizar a prestação do serviço. Ambos os custos devem ser considerados na composição do seu preço. Veja o exemplo:

Preço baseado na concorrência

Screen Shot 2013-12-28 at 11.29.16

Nessa forma de precificar, leva-se em consideração a existência de um concorrente capaz de oferecer o mesmo serviço, o preço cobrado por ele e quais os seus diferenciais. Ainda que seja necessário levar em conta os custos, busca-se maneiras de aproximar o preço final do valor cobrado pelo concorrente.
Uma dica: busque sempre diferenciar seu serviço dos demais. Isso pode ser feito melhorando a qualidade ou acrescentando valor à ele. Invista periodicamente em capacitação para melhorar os seus resultados.

Preço baseado na percepção dos consumidores

Screen Shot 2013-12-28 at 11.24.21
Já nessa maneira de precificação, leva-se em conta o valor que o consumidor percebe ao adquirir o serviço. Uma consultoria pode ajudar a reduzir gastos, um sistema de informação ajuda a evitar o desperdício de materiais e assim por diante.

Cuidados na precificação

Precificar um serviço pela percepção do cliente requer um conhecimento de quanto o cliente vai economizar com aquele serviço.

Antes de divulgar seu preço para o cliente, tente encaixá-lo numa das seguintes situações:


1. Preço acima da média do mercado
2. Preço na média do mercado
3. Preço abaixo da média do mercado


Cada uma dessas situações requer argumentos fortes para defender o seu serviço perante o cliente. Apresentar a proposta com essa argumentação já pensada pode ser o grande diferencial entre uma venda fechada ou uma negociação encerrada.


FONTE: blog.luz

Nenhum comentário:

Postar um comentário