segunda-feira, fevereiro 24

Endomarketing: uma nova solução para velhos problemas organizacionais

O que toda empresa busca, é um sintonia entre o cliente, produto/serviço e os funcionários, e para que essa sintonia funcione, é necessário que o empregado seja visto e tratado como um colaborador no negócio, sendo considerado e se sentindo co-responsável pelo sucesso do negócio e igualmente preocupados com o seu desempenho. Mas como conseguir isso?


Devido ao alto nível de concorrência e a sensibilidade dos clientes em relação aos preços, o foco de marketing deixou de ser o produto e a produção e passou a ser o serviço.
Profissionais capacitados e treinados são o que todo cliente deseja, ser bem atendido e entendido, é hoje um diferencial. Porém as organizações, no decorrer das últimas décadas, sempre tiveram problemas que mesmo com o passar o tempo não foram solucionados. Neste cenário o endomarketing surge como uma solução para os velhos problemas que persistem e prejudicam as empresas.
É essencial que todos, dentro da empresa, saibam seus objetivos, estratégias, metas e formas de atuação, só assim é possível começar a entender e atender os clientes externos de forma mais coerente e eficaz, reduzindo custos, tempo e viabilizando o surgimento de um relacionamento interpessoal mais harmônico, no qual todos compartilham dos mesmos anseios.
Assim, é possível tornar o funcionário um ser comprometido com a nova postura da empresa, o que significa trabalhar com a verdade e a transparência em todas as ações empreendidas. Em outras palavras, fazê-lo crer realmente nos benefícios da mudança.
Nas empresas onde foram implantados o endomarketing, os ganhos de produtividade são evidentes. A comunicação ficou mais clara, os colaboradores têm mais iniciativa expondo suas ideias, os níveis hierárquicos foram simplificados gerando uma sinergia entre os departamentos.
Para a implantação do endomarketing, primeiramente faz-se necessário um diagnóstico, obtendo os pontos fortes e fracos da empresa do ponto de vista de seu ambiente interno e do ponto de vista de sua cultura organizacional. Para esta análise usa-se, a avaliação conhecida como SWOT. É, portanto um SWOT interno. (o S de Strenghts), suas fraquezas (o W de Weaknesses) as oportunidades existentes (o O de Opportunities) e as ameaças (o T de Threats).
O processo de implantação do endomarketing requer, empenho de todos na organização diretores, gerentes e operários.
Quando o endomarketing é implantado de maneira correta, o marketing como um todo, será mais eficaz. Afinal, funcionários satisfeitos com as condições de trabalho e com os próprios produtos lançados, irão fazer uma propaganda cada vez que multiplicam fora da empresa a sensação de contentamento que os dominam.
Essa atitude estratégica visa dar, aos funcionários, uma noção da importância de um serviço orientado para atender os clientes, fazendo-os ter a capacidade de responder qualquer dúvida que surja dentro da organização, e isso inclui envolvimento, comprometimento, valorização e, principalmente, qualificação do funcionário, visando assumir responsabilidades e iniciativas, conhecendo todas as rotinas de serviço da empresa onde atuam. Afinal, uma informação errada dada ao cliente externo ou uma imagem negativa pode comprometer todo o desenvolvimento de um projeto. Isto significa tornar o colaborador um aliado, fomentando a idéia de que seu sucesso está ligado ao sucesso da empresa.
Quando o clima organizacional é bom, os negócios acontecem naturalmente, e quando o conhecimento e as informações são comuns a todos na empresa, a prestação de serviços é mais eficiente.
Com um programa de endomarketing a informação chega sem ruídos e com maior entrosamento, facilitando o entendimento entre os setores e tornando possível iniciar uma nova cultura gerando aos poucos uma melhoria no clima organizacional. O certo é que não há mágica, e sim muito trabalho estratégico e planejamento, mas os resultados podem ser muito compensador, pois as empresas estão preocupadas em valorizar o relacionamento e desenvolvimento das pessoas beneficiando a comunidade tendo como conseqüência a fidelidade dos clientes pelos serviços prestados.

FONTE: administradores

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