segunda-feira, fevereiro 24

Motivação no mundo corporativo

A motivação esta diretamente ligada aos anseios que as pessoas possuem em relação ao trabalho. Mas nem sempre o que o funcionário espera, acontece. E agora?


O ser humano é muito complexo, quando motivado, é capaz de muitas coisas, muito além do que ele mesmo acredita, criar, inovar e se dedicar ao máximo naquilo que se propõe a desempenhar. No ambiente corporativo não é diferente, para ter um funcionário motivado é necessário que ele se sinta como parte do trabalho, e bem treinado para que conheça a fundo a área que atua.
Os lideres, para alcançarem motivação e entusiasmo permanente das equipes, devem valorizar a participação e o potencial criativo de cada funcionário, e influencia-los e dar meios para que busquem qualificação e contribuindo assim, de forma mais ativa para o desenvolvimento organizacional.
O trabalho é um meio de inclusão social e também de realização pessoal (status). Para que o funcionário execute suas funções de maneira eficaz, é necessário que ele se sinta motivado. Pois podemos afirmar que, existe relação direta entre a motivação do funcionário e os sucessos nos negócios da empresa, ou seja, melhores resultados em produtividade e lucro são alcançados pela empresas que motivam mais seus funcionários.
Para ter uma organização com funcionários motivados, é de suma importância, ter uma liderança forte e inteligente, a que todos possam se espelhar. Os lideres devem usar de influencia e sensibilidade para saber de todos, seus anseios e desejos, e dar metas para que cada funcionário atinja seus objetivos, nessa etapa é essencial que o líder tire de cada pessoa o que ela tem pra oferecer, pois o que motiva uma pessoa não é o mesmo que motiva outra, cabe ao líder a sabedoria para extrair essa essência.
Para se manter um ambiente com a essência da motivação, é imprescindível que a liderança estipulem metas, mostrem o caminho a ser seguido, acompanhe percurso traçado e por ultimo feedback constante, para que todos saibam como esta seu desempenho, no que podem melhorar, e se não estiver bom o que podem fazer para atingir as expectativas.
Durante o feefback, mesmo se as metas não foram atingidas, mas estiverem dentro do programado previamente pelos lideres os elogios fazem parte do negócio. Isso faz com que os funcionários continuem buscando a melhoria, pois há reconhecimento dos seus superiores. E se as metas foram atingidas o reconhecimento tem que ser palpável, prêmios físicos quadros na empresa falando sobre os êxitos, recompensas financeiras e tudo mais que que os lideres estipularem em seu planejamento. Saber como se sente um funcionário e compreende-lo, saber seus pontos fortes e fracos e ajuda-los a melhor, com cursos e treinamentos, reconhecer seus esforços mesmo não atingindo as metas, e recompensa-lo quando há êxito é primordial para uma organização motivada.
A motivação é alcançada quando há integração, entre a organização e os profissionais que nela atuam, porém não existe uma regra para motivar as pessoas. Devido a complexidade do ser humano. Por isso a motivação depende de esforços conjuntos e trabalhos diários, são as pessoas que fazem a diferença no cenário atual. As organizações não querem mais alguém que apenas cumpra ordens e execute tarefas mecânicas. Para a mesma foram criadas as máquinas. As organizações esperam muito mais de seus funcionários, ou seja, as empresas querem pessoas que sejam capazes de criar, ousar, inovar e superar os desafios existentes.

FONTE: administradores

Nenhum comentário:

Postar um comentário