Opinião é de brasileiros que possuem conta no site LinkedIn e que procuram nova posição
Bianca Bibiano
Para brasileiros, oportunidade de crescimento na empresa é mais importante que salário (Thinkstock)
Para os brasileiros, a chance de crescer em uma empresa pesa mais do que o salário na hora de escolher um emprego. O tópico foi citado por 52% dos profissionais que estão procurando uma nova posição, segundo o estudo Talent Trends 2014, organizado pelo site LinkedIn, a maior rede social para profissionais do mundo. A pesquisa, sem valor estatístico, foi feita com 18.000 pessoas (700 brasileiros) de 26 países e traz um retrato das principais motivações em relação à carreira. Atualmente, 15 milhões de brasileiros têm perfil nessa rede social.
Segundo Bernardo Brandão, gerente de marketing das soluções de talentos do LinkedIn, a preocupação com a possibilidade de desenvolvimento afeta principalmente os profissionais que estão insatisfeitos com o trabalho. "Entre os pesquisados, 74% se disseram satisfeitos ou muito satisfeitos com a posição atual. Entretanto, 40% deles têm perfil ativo na rede, o que significa que estão em busca de um novo cargo. Isso acontece, geralmente, porque o profissional não acredita que a empresa em que ele está atuando oferece chance de subir na carreira."
NÍVEL DE SATISFAÇÃO DOS PROFISSIONAIS | BRASIL |
Muito satisfeito |
23%
|
Satisfeito |
51%
|
Nem satisfeito nem insatisfeito |
13%
|
Insatisfeito |
10%
|
Muito insatisfeito |
3%
|
O estudo mostra que, mesmo entre os profissionais de perfil passivo, ou seja, que não estão em busca de um novo cargo, 45% aceitariam conversar sobre uma nova proposta. "Porém, entre esses usuários, o que pesa mais é o salário, já que ele teria de ser atrativo para justificar a perda da atual estabilidade", destaca Brandão.
Para o especialista, a importância dada ao crescimento profissional em detrimento de outros fatores, como salário e qualidade de vida, também se reflete na constante busca dos brasileiros por melhores cargos. "O profissional no Brasil se pauta muito pelo novo cargo que ele vai ter, mesmo que ele não esteja ampliando seu leque de atuação. Mudar para um cargo de gerente ou diretor, por exemplo, tem importância muito maior aqui do que em outros países, como Estados Unidos", afirma.
Outro quesito que chama a atenção dos brasileiros na busca por um emprego é a reputação da empresa. Para 61%, o fato de a empresa oferecer um bom ambiente de trabalho pesa mais do que o fato de ela ter prestígio ou bons produtos. "Nesse quesito, o Brasil se equipara à Dinamarca e aos Estados Unidos, outros países em que os profissionais citaram o ambiente de trabalho como mais importante na hora de escolher onde vão atuar", explica Brandão.
Ele destaca ainda que as redes sociais influenciam muito na divulgação dessa imagem. "Elas amplificam o que antes era feito no boca a boca. O profissional publica no site a sua percepção da empresa. E ela, por sua vez, utiliza esses comentários para montar seu perfil e atrair funcionários qualificados."
FONTE: VEJA
Nenhum comentário:
Postar um comentário