quarta-feira, fevereiro 26

Pesquisa revela perfil dos "consumidores superconectados"



Altamente engajados com serviços da Internet e extremamente ativos em redes sociais e comunidades online, os “Consumidores Superconectados” (SCCs em inglês) já são um grupo considerável da população: representam de 30% a 33% dos internautas da América Latina (Brasil, México, Argentina) e entre 20% e 25% em países desenvolvidos.

Os resultados de um estudo realizado pela GfK, produzido em 25 países,  apontam que, globalmente, 83% dos consumidores superconectados fazem atualizações pelo menos uma vez por mês em seus status e nos sites de relacionamento que frequentam. Na América Latina, esse número sobe para cerca de 90% em todos os países pesquisados.

De acordo com a pesquisa, os SCCs dificilmente dão às marcas e empresas uma segunda chance. Se não estão felizes, mudam para outra marca. Em nível global, 64% deles fazem essa migração quando insatisfeitos. Por outro lado, quando satisfeitos com a marca, a tendência é serem leais e influenciar outras pessoas.

Com forte ponto de vista e sedentos por informações, os consumidores superconectados postam e tuitam com frequência suas opiniões sobre produtos. Globalmente, 32% publicam posts e “reviews de produtos”, enquanto na América Latina o índice é ainda mais alto (39%), sendo que o Brasil é o país com maior destaque (49% de pessoas com este comportamento), contra 39% na Argentina e 20% no México. 

Já o acesso a sites de comparação de preços e de análises de produtos é ainda mais significativo: 40% globalmente e 56% na América Latina, sendo que o Brasil é de longe o país com maior incidência (56%), contra 26% na Argentina e 29% no México.

Principalmente no Brasil, os superconectados procuram o que possa simplificar suas vidas. Enquanto aqui 73% têm essa intenção, globalmente a porcentagem é de 46% e na Argentina e México por volta de 50%.Um exemplo é o uso do sistema de navegação que ajuda a encontrar o caminho para chegar a algum lugar.

Globalmente, 45% dos consumidores superconectados fazem este tipo de uso. Argentina (44%) e Mexico (47%) se encontram neste mesmo nível, enquanto no Brasil o uso do smartphone com essa finalidade é mais baixo (34%).

Os SCCs também são mais adeptos de aplicativos: 59% em nível global e 54% na América Latina. Entre o total da população online, a porcentagem de consumidores que usam aplicativos é bem mais baixa: 23% globalmente e 32% na América Latina.


Redação Adnews

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