terça-feira, fevereiro 25

3 motivos para você fortalecer sua marca

A importância de uma marca forte



A marca é o sentimento que uma pessoa tem em relação a uma entidade (empresa, produto, serviço ou outra pessoa). É algo marcado mais pela emoção e paixão do que pela razão e pelos sentidos vitais (como a visão).
E ainda digo mais! Na minha visão, marca é a capacidade que a empresa tem em ser lembrada pelo cliente no momento em que ele quer comprar. Como provavelmente não é todo dia que seu cliente acorda e pensa “Caramba, como eu preciso comprar esse produto!”, você precisa fazer um trabalho de construção de marca para ser lembrado no dia que essa demanda aparecer.
Ou seja, sua marca é um dos investimentos mais importantes que você pode fazer.
A importância de uma marca forte
Quem não se lembra instantaneamente desses símbolos?
Uma marca forte facilita a escolha do seu cliente


Digamos que você ganhou na mega-sena e está com vontade de comprar um carro de luxo. Ao analisar algumas possibilidades, você vê um carro desconhecido, com características técnicas impressionantes e um preço razoável. Do lado, você pode comprar uma Ferrari. Não é uma escolha muito difícil né?

Pra exemplificar o outro lado, confira essa foto. Veja que o preço é exatamente o mesmo, assim como a quantidade do produto. Pra piorar, o jeitão da embalagem ainda é muito parecido.
Sem o uso de técnicas avançadas como uni-duni-tê e cara ou coroa, fica muito difícil escolher entre as 2 opções. Será que seu cliente não passa por uma situação parecida quando te compara com seus concorrentes?
Marcas fortes geram boca-a-boca a seu favor


Pare um pouquinho e lembre-se da última vez que você falou sobre uma empresa pra um amigo/conhecido/familiar, etc. Com certeza essa recomendação aconteceu por causa de uma propaganda maneira, por alguma história interessante envolvendo um produto ou por ter tido uma experiência bacana com o atendimento que a empresa te forneceu.

Ou seja, a marca era forte o suficiente para você lembrar dela.
Ter uma marca forte não precisa custar caro


Quando pensamos em marca, branding ou outros termos bacanudos do marketing, normalmente o pensamento que vem em seguida é “Ah, mas isso é coisa pra grandes corporações. Eu não tenho tempo/dinheiro/conhecimento/contatos pra focar nisso agora”. Felizmente isso não é verdade.

Te digo isso por um simples fato: a Empreendemia, que hoje tem uma marca conhecida nacionalmente, foi criada por 3 moleques, recém ingressos no mercado de trabalho e sem orçamento pra investir em publicidade. Se nós conseguimos, mesmo sem recursos, você também consegue.
Conclusão


Uma marca forte não se constrói do dia pra noite, mas é um investimento que fará toda a diferença no sucesso de longo prazo da sua empresa. Para isso, saiba muito bem quem é o seu cliente e como você quer que ele enxergue sua empresa. Sua identidade visual é o primeiro passo dessa experiência.

No nosso caso, temos um sócio (Mauro) que é o responsável pela identidade visual e design, mas uma possibilidade bacana é usar serviços como o da We do Logos.
Eles têm acesso a uma comunidade de designers e você pode conseguir desde logos até designs para website e redes sociais por preços bem acessíveis. Vale a pena conferir a lista de produtos que eles oferecem.
Saiba mais aqui.

FONTE: saiadolugar

Nenhum comentário:

Postar um comentário