terça-feira, fevereiro 25

Como contratar as melhores pessoas para sua pequena empresa


Como contratar pessoas



Imagine só a situação: você começa sua empresa praticamente do zero, com o tempo começam a aparecer clientes e você consegue atende-los de forma personalizada, entregando um excelente atendimento. Com o tempo, o boca-a-boca se espalha e cada vez mais clientes querem comprar da sua empresa. Eis que então você precisa trabalhar mais e mais para satisfazer a todos, até o momento em que já não tem tempo pra nada e os clientes começam a procurar atenção em outro lugar.
Triste né?
Pois é, mas não precisa ser assim. Todo empreendedor que quer ir mais longe sabe muito bem que para que sua empresa cresça, ele precisará contratar pessoas para ajuda-lo no dia-a-dia.
Porém, é importante destacar que saber como contratar pessoas não é algo tão simples. Não é à toa que 37,9% dos micro empresários atribuem dificuldade na atração e retenção de talentos como obstáculo para o crescimento, atrás apenas da alta carga tributária.
Mas é aí que o Saia do Lugar entra para te ajudar! Confira nossas dicas de como contratar pessoas e levar sua empresa cada vez mais longe.
Como contratar pessoas
Atrair as pessoas certas não é fácil, mas é essencial

Esqueça o lema “Se quer bem feito, faça você mesmo”

O empreendedor precisa ter muito claro é que, por mais que ele seja bom em quase todas as atividades da empresa, isso não significa que ele deve fazê-las.
Digamos por exemplo que você seja muito bom em Excel e consiga organizar os dados de uma planilha em 10 minutos, enquanto outra pessoa levaria meia hora.
A princípio, esses 10 minutos não fazem tanta diferença, mas imagine que ao invés de ficar mexendo no Excel você usasse esse tempo para ligar para aquele cliente mais importante.
Será que essa ligação não vale muito mais do que o custo de ter alguém levando meia hora para terminar a planilha? Provavelmente sim!
Enquanto um funcionário normalmente tem um salário fixo no final do mês, o empreendedor é diretamente responsável por trazer mais faturamento. Por isso, se uma tarefa não está diretamente relacionada ao crescimento da empresa, ele deve ser delegada.

Autonomia, o segredo das boas contratações

Como já falamos no artigo As 3 coisas que realmente motivam as pessoas, o dinheiro faz diferença, mas não é a única coisa.
Na maioria das vezes, uma empresa pequena não consegue cobrir todos os benefícios e estabilidade que as grandes corporações oferecem. Em compensação, a possibilidade de aprendizado acelerado, flexibilidade no dia-a-dia e possibilidade de propor e criar novas ideias é algo que chama muita atenção nos melhores profissionais.
Por isso, de nada adianta você contratar uma pessoa para cada tarefa da empresa se ela tiver que pedir autorização a cada passo que der. Lógico que existe um tempo de treinamento em que você supervisionar os profissionais, mas assim que eles começarem a pegar o jeito, dê autonomia a eles e testemunhe um belo aumento na performance da empresa.

Como líder, sua maior função é aprender a definir responsabilidades e expectativas

Apesar de destacar a importância da autonomia para tomar decisões, uma coisa fundamental é saber definir de forma específica o que você espera. Uma boa comunicação é o que via diferenciar uma equipe funcionando de forma eficiente de uma bagunça completa em que todo mundo sai frustrado.
Por exemplo, ao invés de falar “Faça uma análise dos fatores que impedem o crescimento das micro empresas no Brasil”, você pode ser mais específico “Entreviste 50 micro empresários e peça para cada um listar, em ordem, o que eles consideram como as maiores causas que atrapalham o crescimento de suas empresa”.
Lembre-se, por melhor e mais esforçado que seja um profissional, ele não consegue ler sua mente. Mostrar exemplos e especificar exatamente o que você espera é fundamental para conseguir resultados cada vez melhores.

 “Tá bom Millor, mas agora como faço para botar esse conhecimento em prática?“

Agora que você já entendeu os fundamentos básicos para contratar pessoas, deixo então uma recomendação para achar essas pessoas, aCatho.
Isso mesmo, aquela mesmo que trabalha com grandes empresas e tem mais de 7 milhões de currículos cadastrados no banco de dados.
Além do processo tradicional de divulgação de vagas, recentemente eles lançaram 2 produtos que podem acelerar muito esse processo.
O primeiro deles é o Triagem Automática, em que você preenche a vaga e já recebe sugestões de currículos de acordo com compatibilidade com cargo, pretensão salarial, idioma, região e experiência profissional.
Outro deles é o Encontro Perfeito, em que eles oferecem a possibilidade de encontrar o candidato ideal dentro do banco de dados e convidá-lo para se candidatar à sua vaga.
Para mais informações sobre esses produtos, clique aqui.
Seja como for, é importante saber que investir no crescimento dos seus profissionais é a melhor forma de investir no crescimento da sua empresa.
Sobre o medo de perde-los para o mercado, deixo a frase “Se você acha arriscado treinar alguém e ela ir embora, imagina só o risco de não treiná-la e ela ficar!”.
P.S.: Créditos da imagem Shutterstock



FONTE: saiadolugar

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