Trabalhar com marketing é trabalhar com público-alvo em qualquer instância. Público do produto, que é também o público do conteúdo. Compreender esse público é tão fundamental para a melhora do processo de serviços e produtos, como para a pauta da produção de conteúdo e campanhas para conquista de novos clientes.
Persona, ou avatar, o arquétipo do comprador precisa ser conhecido da empresa, a definição de um cliente típico, com as características dos consumidores, seus desejos, aspirações, problemas… todos indícios do caminho que a empresa deve seguir para tê-los como clientes.
Já se sabe que a criação de personas é um dos aspectos fundamentais para a criação de produtos e estratégias de comunicação, mas a coleta de dados para a criação desses perfis de forma objetiva nem sempre é tão simples.A construção de personas precisa estar fundamentada em dados analíticos, e não baseada em palpites.
Para isso, é possível utilizar os dados do Google Analytics do seu site, determinando como as pessoas pesquisam e chegam ao seu site. Mas a melhor forma de descobrir realmente o perfil do seu público é conversando com ele.
Somente assim será possível fugir de personas estáticas e inflexíveis, mas obter informações valiosas o suficiente para mapear necessidades em torno de todo ciclo de compra.
Para ajudar a relacionar-se com as personas e realmente levar esse trabalho de captação a sério, uma saída pode ser dar nomes às personas, acrescentando imagens e histórias, desejos completos que farão com que esses perfis sejam vistos como uma pessoa real, tornando o trabalho muito mais interessante.
É sempre interessante elaborar mais de uma persona, principalmente se a empresa trabalhar com vários produtos, serviços ou diferentes públicos. Outra razão é quando se tem vários perfis de público diferentes, como no caso do mercado B2B, que possui grupos diferentes dentro do processo de compra, como influenciadores, diretores, etc. É importante considerar, dessa forma, as diferentes personas que entram no processo de compra em momentos diferentes e suas respectivas preocupações.
Se você tem pouco tempo, poucas informações ou uma empresa pequena, vá com calma: eleja alguns perfis principais, como três ou cinco personas para orientá-lo nessa primeira abordagem. Concentre-se nos usuários finais e comece a busca por dados.
- Realize pesquisas e entrevistas com os novos clientes (eles estão mais “quentes” em relação aos outros e estão com a memória fresca sobre o que procuraram ao encontrar sua empresa);
- Se você possui clientes fiéis e isso é o foco da sua empresa, faça uma pesquisa com esses clientes;
- Considere a contratação de uma empresa de pesquisa conforme o seu orçamento;
- Envolva-se com líderes e comunidades do setor para captar necessidades;
- Analise os cadastros que tiver;
- Avalie o posicionamento da empresa em relação ao seu público-alvo.
No geral, a pesquisa de público envolve o conhecimento da região geográfica, faixa de renda, sexo, necessidades, desejos, padrão de consumo, interesses (esportes, animais, viagens, por exemplo) etc.Quanto mais informações tiver, mais fácil será para definir as políticas de comunicação como um todo.
Comece se perguntando: quem é o seu cliente? Quem é o seu potencial cliente? Preencha uma ficha sobre cada persona. Comece com sexo, idade, região geográfica e faixa de renda e vá detalhando:
- Área de trabalho
- Cargo e faixa de renda
- Quais assuntos são de seu interesse?
- Quais veículos de comunicação costuma consultar?
- Trabalha diretamente com…
- Tarefas diárias
- Responsabilidades
- Prazeres/ desprazeres no emprego
- Frustrações
- Pontos de dor
- Necessidades
- Objetivos
- Quem influencia diretamente suas decisões?
- Papel no processo de compra (depende do público-alvo, influenciadores,etc.)
Com base nessas informações, leva a sério a dica de montar um avatar completo, com nome, idade, quantos filhos, onde mora, etc. A partir dessa análise, pense no que pode ser uma barreira para a associação com sua marca, como questionamentos com relação ao seu produto ou serviço, credibilidade, experiências anteriores, etc. Trabalhe positivamente as barreiras na estratégia de conteúdo.
Antes de começar seu próximo projeto de conteúdo, olhe atentamente para as personas e elabore conteúdos que refletem essas personas.
FONTE: resultadosdigitais
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