quinta-feira, fevereiro 27

Empreendedorismo em comunicação para jovens empreendedores



Para muitos jovens, abrir uma agência de comunicação é a saída de quem busca independência e experiência como empreendedor. Com o aumento da demanda de empresas por serviços de comunicação e a concorrência acirrada, aumenta a importância de pensar em processos profissionalizados de gestão.

O especialista Silvio Soledade, sócio-diretor da Plano Gestão, consultoria especializada em gestão de empresas de comunicação, dá dicas básicas para quem quer abrir uma agência e não sabe por onde começar.

Os conselhos cabem para qualquer empresa, mas uma observação de Silvio é considerar que o profissional desta área deve focar seus esforços no negócio da comunicação e delegar funções administrativas e financeiras para pessoas especializadas.

Foco


Estabeleça sua área de atuação e, principalmente, se tem domínio da atividade a ser desempenhada. A probabilidade do negócio dar certo passa pela sua experiência e capacidade de convergir com os resultados.


Admita que há riscos


Ser empreendedor sempre trará receios, sobretudo no mercado de comunicação que é sensível às questões econômicas. Analise os riscos e os encare de frente. Isto será fundamental para desenhar planos e ser mais eficiente na sua execução.


Implemente


Decidir por empreender exige capacidade de execução. Boa parte das empresas não dão certo porque os gestores idealizam projetos excelentes, mas não arregaçam as mangas para colocar as ideias em prática. Ideias sem implementação são apenas ideias. Portanto vá a campo. Faça as coisas acontecerem.


Identifique sua especialidade


Apesar da competitividade do mercado, busque ser original. O mercado é amplo, há sempre uma área a ser atendida. Tenha objetividade na escolha do setor a ser explorado. Estabeleça seu foco de atuação. Se vai atuar em nichos, ou se visa um setor mais geralista, diferencie. Na medida que sua experiência vai crescendo você vai aumentando o seu raio de atuação.


Tenha jogo de cintura


Ser empreendedor é acima de tudo estar apto a gerenciar riscos, ter disciplina e disposição. Às vezes, o voo solo pode ser mais oneroso e exigir muito mais do que estar sob a tutela de um ambiente corporativo consolidado.


Seja ávido por informação


O empreendedor deve ter fome de informação e consumir tudo o que diz respeito à atividade que desempenha e ao mercado que atua.


Tenha uma equipe competente


Seja qual for o tamanho da sua empresa, uma equipe de colaboradores ou parceiros que você possa contar será fundamental. Você nunca saberá tudo ao mesmo tempo. E se seu foco é comunicação, busque ajuda para aqueles assuntos que não é de sua competência.


Vender é tudo


Ter um negócio significa que você vai vender algo. Então admita que, acima tudo, você é um vendedor. Vender é cumprir com o que você promete. É entrega. É adicionar valor a você, à sua marca, ao seu trabalho.


Prospecte sempre


Um cliente começa a sair da sua empresa no momento que ele assina o contrato. Então não se conforme. O mercado de comunicação é muito volátil.
Decisões são alteradas do dia para noite. Isto pode significar ganhar ou perder clientes.


Não se isole


No setor de serviços indicação é fundamental. As pessoas fazem negócio com quem conhecem, com quem gostam e em quem confiam. Nesse contexto, acredite que todas as pessoas com as quais você se relaciona poderão se tornar grandes aliadas na construção e no fortalecimento do seu negócio. Não despreze contatos, pedidos de orçamentos, de opiniões, de aconselhamentos. Acima de tudo seja ético nas suas relações.



FONTE: Adnews

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