segunda-feira, fevereiro 24

Marketing e vendas precisam trabalhar juntos! Veja como fazer isso acontecer

vendasmarketing


Para alcançar os melhores resultados possíveis, times de vendas e de marketing devem sempre trabalhar juntos. A troca de informações e experiências entre os dois setores será muito positiva e ajudará na produtividade de ambos. Mas como fazer o alinhamento entre marketing e vendas? Neste post iremos mostrar 5 maneiras que seu time de vendas e de marketing podem trabalhar juntos e obter melhores resultados.

1. Criar conteúdo para todos os estágios do funil de vendas

Um consumidor procura informações do momento que ele descobre ter um problema até o momento que ele acha a solução correta. Então, você precisa ajudá-lo ao longo do caminho, pois se você não o fizer, seus competidores farão.
O conteúdo que você irá oferecer e sugerir para seus prospectos devem estar de acordo com o momento que ele se encontra no funil de vendas. Um consumidor que está nas primeiras fases, entendendo o problema, não irá entender um material muito específico e definitivamente não está preparado para falar com um consumidor. Então, coloque posts de blog e vídeos, por exemplo, com temais mais simples e básicos.
Diversas empresas já tem esse conteúdo produzido e disponível. O trabalho, então, seria separar esse conteúdo e classificá-lo de acordo com cada fase do funil, para que sempre disponibilize o material certo para cada prospecto.
(Se você quer saber mais sobre o funil de vendas e suas fases, leia esse ebook!)

2. Desenvolver as personas de marketing

Você precisa conhecer seus público-alvo como a palma da sua mão. É extremamente necessário conhecer cada um dos seus possíveis problemas e desejos, para que o conteúdo que você disponibilizará acerte em cheio.
Seu time de vendas saberá identificar e descrever esses prospectos, pois estão em contato direto com eles diariamente. Eles conhecem os argumentos que levam os consumidores a comprarem e podem te oferecer valiosas informações sobre o que está faltando em sua estratégia de marketing.
Nós desenvolvemos um modelo de personas para usarmos aqui na Rock Content e colocamos a disposição para caso você queira baixá-lo! Só clicar aqui!
(Se não sabe bem o que são personas ou quer ler um pouco mais sobre o assunto,veja esse post.)

3. Escrever artigos para nutrir suas leads

Seu time de vendas sabe o tipo de informação que seu cliente está procurando e seu time de marketing precisa trabalhar para produzir exatamente isso. Com esse conteúdo, você poderá montar uma nutrição de leads eficiente e otimizar a atuação de seus vendedores.
Peça ao seu time de vendas para listar quais são as maiores dúvidas que seus clientes tem e fazer uma relação de pautas para ser inserida no calendário editorial. Isso também ajudará seu time de marketing a sempre ter ideias para novos posts.
Veja estes artigos produzidos por membros do nosso time comercial:
(Se quiser saber mais o que é e como estruturar uma nutrição de leads, dê uma olhadinha nesse post.)

4. Se diferenciar dos seus competidores

Quando um dos seus vendedores disser que não conseguiu fechar uma venda porque os competidores ofereçam mais informações ou conteúdo melhor, você tem que enxergar uma oportunidade. Saber o que seus competidores estão oferecendo pode ajudar muito seu time de marketing a desenvolver materiais superiores. Ou seja, seu time de vendas deve repaasar todas as informações que clientes e prospectos fornecerem para que seu time de marketing se prepare para superá-los.

5. Medir o sucesso do seu conteúdo através das vendas

A melhor maneira de ter certeza que seu conteúdo está entregando leads de qualidade para o time de vendas é mensurado tudo. Ao saber de onde as leads estão vindo, como e quantas vezes elas interagiram com seu conteúdo e quando elas se tornaram um cliente, você poderá afinar sua estratégia e melhorar cada vez mais. Fazer isso pode tornar seu negócio muito mais lucrativo.
Então, você acha que o alinhamento entre o time de marketing e de vendas pode ser vantajoso para sua empresa?

FONTE: rockcontent

Nenhum comentário:

Postar um comentário