segunda-feira, fevereiro 24

'Educação digital é necessidade', diz especialista da Enciclopédia Britânica



O vice-presidente e gerente geral de educação da Enciclopédia Britânica, Michael Ross, apresentou um panorama sobre tecnologia e educação durante a Contec 2014, em São Paulo. A conferência, uma realização da Feira do Livro de Frankfurt, em parceria com o Sesc SP, discute educação, tecnologia e literatura com escritores, professores e desenvolvedores interessados no futuro da aprendizagem interativa, com reflexo nos meios digitais nas escolas. Para Ross, a 'educação digital é necessidade'.


Participantes da CONTEC Brasil 2014 reunidos no auditório do Sesc Vila Mariana vice-presidente sênior e gerente geral de educação da Encyclopædia Britannica (Foto:  Tassia Moretz/TechTudo)Participantes da Contec Brasil 2014 reunidos no auditório do Sesc Vila Mariana, em São Paulo (Foto: Tassia Moretz/TechTudo)

“As crianças são fluentes na tecnologia, estão envolvidas e inseridas em ambiente digital por meio de videogames, Internet, e celulares. Os editores e educadores precisam lidar com isso e descobrir um jeito de fazer essas tecnologias vingarem nas suas áreas”, disse o executivo.
Às vezes, a criança não está interessada na matéria, até que ela entra em contato com os meios digitais e o interesse aumenta
Michael Ross
Para Ross, a tecnologia é presente nas salas de aula e não está presa às bibliotecas ou e-books. Ele acredita que o impacto pode ser visto de modo positivo. “As crianças estão tendo um bom desempenho nas escolas graças às tecnologias. Às vezes, a criança não está interessada na matéria, até que ela entra em contato com os meios digitais e o interesse aumenta", explica.
Preocupado com a leitura, formação escolar e com o repertório das crianças, o diretor regional do Sesc São Paulo, Danilo Miranda, defende o pensamento crítico e a necessidade de se discutir a mediação da tecnologia na educação antes de sua adoção desenfreada, e há pontos positivos. “Usar tecnologias pode permitir o aprimoramento de comunicação e de troca entre as pessoas. Por isso é interessante pensar e atuar sobre a tecnologia, discutir sua origem, seus sentidos e suas possibilidades”, disse Miranda.
Michael Ross vai além e conta que entre os objetivos da Britânica está a transformação das crianças em "aprendizes digitais". Para isso é preciso captar recursos, desenvolver dispositivos digitais de alta qualidade, para que seja possível customizar o aprendizado. “Promover a educação digital não somente é algo bom, mas é uma necessidade. É bom para o país”, afirma.
Michael Ross, vice-presidente sênior e gerente geral de educação da Encyclopædia Britannica, falou sobre editores e a interação digital na CONTEC 2014  (Foto: Tassia Moretz/TechTudo)Michael Ross, vice-presidente sênior e gerente geral de educação da Enciclopédia Britânica na Contec 2014 (Foto: Tassia Moretz/TechTudo)

Tendências: quadro negro interativo

A estratégia da Britânica ao longo de 15 anos é voltada para produtos digitais e alguns dados justificam a decisão. Em um paralelo entre o crescimento das editoras que possuem estratégias digitais contra aquelas que não têm – as que possuem estratégias crescem 60%, as que não possuem apenas 2%.
Há outros recursos que podem ajudar no aprendizado das crianças, como o quadro negro interativo, por exemplo, foram citados – nos Estados Unidos, o alcance desse equipamento chegou a 58% das salas de aula americanas em 2013, contra 28% em 2009.
Uma análise dos impactos no mercado das tecnologias digitais apresentados por Michael Ross está ligada à interação entre alunos e as máquinas. Quanto mais baixa a relação de aluno por computador, melhor o desempenho do aluno, menor a taxa de abandono das disciplinas e melhor aproveitamento da aula. O estudo foi retirado do Project RED 2010.

O fim da enciclopédia clássica

Ross disse que a versão clássica e impressa da Enciclopédia Britânica acabou em fevereiro de 2012, após muitos anos de existência. A mudança gerou questionamentos sobre a possibilidade dos e-books substituírem obras impressas. “Não é uma questão de perda, mas de ganhos. Não nos preocupamos em manter as impressoras vivas e trabalhando. Se não forem eficientes, mudamos ”, afirma.

FONTE: techtudo

Nenhum comentário:

Postar um comentário