Já pensou em fazer um curso de pós-gradação pela internet? Pois os cursos lato sensu a distância, incluindo MBA, têm sido cada vez mais procurados – e ofertados – no Brasil. O aumento acompanha a tendência de todo esse segmento.
O último censo da Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed) aponta para mais de 3,5 milhões de alunos matriculados em todos os níveis, incluindo cursos livres. Nos cursos formais, autorizados pelo Ministério da Educação, são quase 780 mil matrículas contabilizadas, sendo 17% na pós-graduação. São cerca de 132 mil profissionais fazendo especialização nessa modalidade.
Os cursos de pós-graduação a distância precisam ser autorizados pelo MEC, mas há bastante liberdade na adoção da metodologia. O que o MEC exige é que as provas sejam realizadas nos polos de apoio presencial e que a defesa do trabalho de conclusão de curso também seja presencial e síncrona (ao mesmo tempo) com a banca de professores que avalia participando, mesmo que a distância, mas interagindo com o aluno.
No dia a dia, o aluno estuda por meio de ambientes virtuais oferecidos pelas instituições de ensino. O material geralmente é multimídia, ou seja, composto por textos, vídeos e áudios, dependendo da universidade. Os cursos também precisam contar com tutores, que são professores que ficam à disposição para tirar dúvidas dos alunos. Há cursos baseados em telessalas, com realização de transmissão de imagem via satélite, enquanto outros cursos têm todo o material pronto e o aluno vai progredindo conforme a velocidade que lhe convier.
E é essa flexibilidade o que mais atrai os estudantes. Enquanto em uma pós-graduação tradicional é preciso se deslocar uma ou duas vezes por semana até a instituição de ensino para assistir às aulas, nos cursos a distância o aluno estuda em casa, no escritório ou mesmo em trânsito.
A questão financeira também costuma pesar na escolha. O curso a distância geralmente é um pouco mais barato para o aluno em função das características do processo. Há uma grande flexibilização no que diz respeito ao uso do tempo no curso.Essa modalidade também é bastante indicada para profissionais que precisam se especializar, mas viajam muito e não querem perder todo sábado, por exemplo, em uma sala de aula.
Apesar da liberdade, e justamente por causa dela, os especialistas são unânimes em afirmar que é preciso ter muita disciplina para se sair bem na pós-graduação a distância. Há maior flexibilidade de horários, mas os cursos a distância têm calendários que devem ser seguidos. Esse calendário não só é um calendário indicativo de como o aluno deve estudar, mas é um calendário que também traz datas específicas onde ele tem encontros para fazer atividades on-line com o tutor e seus colegas, tipo chats, discussão em fórum. É algo extremamente organizado e, por isso, irá requer bastante disciplina do aluno.

QUALIDADE E HABILIDADES


Mas mesmo com muita dedicação do estudante, a qualidade de um curso de pós a distância é a mesma que a de um curso tradicional? Essa, talvez, seja a maior preocupação dos estudantes. Em via de regra, as instituições que têm qualidade no presencial também costumam ter qualidade na educação a distância.
Apesar dos avanços, a falta de conhecimento sobre as características de um curso a distância ainda provoca certa discriminação no mercado. Já para o MEC, a validade dos cursos presenciais e a distância é a mesma. No certificado emitido após a conclusão do curso, por exemplo, não existe diferenciação entre cursos presenciais e a distância.
Ao que tudo indica, a educação a distância deve continuar se expandindo nos próximos anos. Afinal, a difusão da modalidade caminha junto com o desenvolvimento da tecnologia. Além disso, a facilidade de acesso e de uso dessas tecnologias também permite a ampliação da oferta desses cursos.
Como com qualquer outro curso, quem está interessado em começar um pós-graduação a distância precisa tomar alguns cuidados na hora da escolha. O primeiro passo é se certificar de que a instituição tem autorização do Ministério da Educação para oferecer a pós-graduação a distância. Mas a recomendação mais importante é conhecer o material didático e analisar se a metodologia do curso se adapta ao seu dia a dia.

OPORTUNIDADES NA UAB

Também há opção de pós-graduação a distância na rede pública. O Sistema Universidade Aberta do Brasil, a UAB, oferece alguns cursos, com prioridade para a formação continuada de professores que dão aulas na educação básica em escolas públicas, seguidos por dirigentes, gestores e trabalhadores da educação básica, mas outras pessoas também podem se candidatar. As especializações são dadas por universidades públicas.


Entre os cursos, a UAB oferece, por exemplo, uma pós-graduação lato sensu, com 360 horas de duração, para professores que queiram se aprofundar em temas transversais da educação básica. Para quem não é docente, há uma especialização para formar administradores públicos. A UAB também é responsável pelo primeiro curso de pós-graduação stricto sensu semipresencial do Brasil, que é o Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat).
Assim como nas universidades particulares, a Universidade Aberta do Brasil mantém polos regionais de apoio presencial. As unidades são mantidas pelas prefeituras ou governos estaduais que têm convênio com o sistema e devem oferecer infraestrutura tecnológica e pedagógica para os alunos, além de serem locais para os encontros presenciais e avaliações.
A UAB foi criada pelo governo federal em 2005 e também oferece cursos de graduação. A pós-graduação corresponde a 35 das matrículas, que, entre graduação e pós, somam pouco mais de 268 mil. A meta é chegar a 800 mil alunos por ano em 2013. O processo de seleção é feito pelas instituições públicas de ensino superior que fazem parte do sistema.

FONTE: posgraduando