segunda-feira, fevereiro 24

E-book: licenciamento oferece risco menor a quem quer empreender

Formato proporciona ao mesmo tempo flexibilidade e a possibilidade de estar ao lado de uma empresa com know-how e credibilidade no mercado


Pesquisas e mais pesquisas mostram como o brasileiro é empreendedor. Pesquisa lançada pela Endeavor Brasil (“Empreendedores brasileiros - perfis e percepções”), com dados de 2013, mostra que 3 em cada 4 brasileiros prefeririam ter um negócio próprio a ser funcionário. O Brasil tem a segunda maior taxa do mundo, atrás apenas da Turquia. Destes, 52% acreditam ser provável tornar-se empreendedor em um horizonte de 5 anos. A pesquisa revela que empreender é considerado um meio de alcançar mais prazer, autonomia e realização.
Só em 2013 foram criadas mais de 1,8 milhões de empresas, de acordo com dados da Serasa Experian. Mas, ao mesmo tempo, a taxa de mortalidade das empresas recém-criadas ainda é alta, como mostra, anos após ano, o Sebrae – cerca de 58% morrem em até 5 anos.
De acordo com pesquisa do IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação), a falta de planejamento estratégico e o desconhecimento do mercado são os principais fatores de falência ou estagnação de 41% das micro e pequenas empresas brasileiras.

Licenciamento como opção para o negócio próprio

Diante desta realidade, começar um negócio podendo contar com o know-how de uma marca pode ser a diferença entre ter sucesso e fracassar. Comprar um licenciamento significa adquirir uma licença para usar a marca e o modelo de negócios de uma empresa bem sucedida.
Com o objetivo de mostrar o que é e quais são as principais vantagens do licenciamento, a empresa de consultoria Templum acaba de lançar o e-book “Licenciamento: alto retorno com baixo risco”, voltado a quem deseja abrir um negócio, mas não quer começar do zero.

Clique aqui para fazer o download do e-book “Licenciamento: alto retorno com baixo risco para quem quer abrir um novo negócio”

O que você vai ver neste e-book

- Começar um negócio do zero é um bom caminho?
- O que é licenciamento e as taxas
- Dados e faturamento do setor em 2013
- Para quem é indicado
- Vantagens e benefícios
- Como escolher um licenciamento
- O licenciamento da Templum

Sobre a Templum

Ter o licenciamento de uma marca é uma excelente opção para empreendedores que buscam o negócio próprio e não querem começar uma empresa do zero. “Com um modelo pronto, com processos e plano de negócios, os riscos são menores e a possibilidade de dar certo é muito maior”, aponta Igor Furniel, diretor-executivo da Templum Consultoria Online, que oferece consultoria para a implementação de normas de gestão empresarial como a ISO 9001.
Em 2013, a Templum iniciou o licenciamento de sua marca e conta hoje com 12 licenciados no Brasil. “No caso da Templum, o empreendedor recebe, ao se tornar licenciado, treinamentos, ferramentas de tecnologia para gestão, assessoria de comunicação e procedimentos operacionais e administrativos. Além disso, tem o fato de a marca já estar consolidada no mercado e termos clientes espalhados pelo Brasil inteiro. Tudo pensado para garantir a padronização e evitar erros comuns”, aponta o executivo.
Templum entrega também um pacote de procedimentos administrativos e operacionais para garantir que todas as unidades sigam o padrão criado e testado. “Além disso, promovemos treinamentos a todos os colaboradores do licenciado. Dependemos do sucesso de nossas unidades de negócios e não medimos esforços para que isso aconteça”, diz.
Cases de sucesso
A unidade em Mogi Guaçu (SP) foi a primeira licenciada da Templum. Com quase um ano no mercado, a empresa já apresenta faturamento mensal médio superior a R$ 100 mil. “Quando a Templum abriu a possibilidade de licenciamento, não tive dúvidas. Já conhecia muito bem os serviços e acredito muito no negócio”, afirma João Henrique Teixeira, que durante dois anos trabalhou na área comercial da matriz.
“O negócio é seguro e tem grande potencial de crescimento. Sabia exatamente o que fazer e confio demais na prestação de serviços da Templum, que sempre buscou a excelência. Isso me deu muita tranquilidade. O risco de não dar certo é baixo. O caminho existe e já foi trilhado”, detalha.
Wagner Ravasco acabou de se tornar licenciado da Templum em Barra do Garças (MT) e já conquistou 8 clientes. “O que mais me motiva é ter a certeza de que a Templum tem os melhores recursos humanos do Brasil na área de consultoria e a melhor ferramenta para fazer isso acontecer”, comenta.

Recomendações para quem quer investir no licenciamento

Uma das mais importantes recomendações para quem quer investir em uma marca licenciada é ter afinidade com o segmento e ter noção clara de como será a rotina da empresa.
Outro ponto importante é entender como o sistema funciona e conhecer os direitos e deveres do licenciado. “Além de estar ciente do que está assinando, o licenciado tem de estar preparado para assumir o papel de gestor do negócio”, aponta Furniel.
É importante destacar que a liberdade do licenciado não é a mesma de quem tem um negócio construído do zero. Existem regras e cláusulas estipuladas em contrato que devem ser seguidas à risca. “O ponto positivo é que o licenciado vai receber muitos processos prontos e já consolidados”, diz o diretor-executivo da Templum.
O empreendedor deve também fazer um estudo sobre a empresa que deseja ter a marca licenciada – desde quando está no mercado, quem são seus sócios e clientes, além de conversar com licenciados que estão no negócio há algum tempo. “Segurança é fundamental. Quanto mais informação, melhor”, recomenda Furniel.
Por último, mas não menos importante, o aspirante a licenciado deve saber exatamente qual o suporte terá da matriz. “Passar por treinamentos e imersões no negócio fazem o empreendedor girar na mesma frequência e compreender com muito mais profundidade o negócio”, finaliza o diretor-executivo da Templum.

FONTE: administradores

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