sexta-feira, fevereiro 21

MARCAS FAMOSAS: A história da MELITTA


O melhor café feito no melhor filtro: aroma e sabor que o consumidor só consegue com os produtos MELITTA, uma marca especialista e referência no mercado mundial de café e sua preparação. Cafés da manhã, visitas, almoços em família e outras ocasiões são sempre um bom motivo para saborear um delicioso e fresquinho café MELITTA.

A história
Das simples idéias surgem os grandes avanços da humanidade. Um desses momentos mágicos surgiu com uma solução que se perpetua na maioria dos lares pelo mundo afora. A senhora Melitta Bentz, ocasionalmente recebia queixas de seu marido, Hugo, quanto ao sabor do café servido, que variava muito e às vezes tinha até gosto de mofo. Além disso, as borras no fundo da xícara também incomodavam a dona de casa. Analisando o problema, chegou à conclusão de que o causador deveria ser o coador de pano. Ele deixava passar partículas de pó que causavam uma desagradável sensação ao tomar o café, e por ser usado inúmeras vezes retinha resíduos dos cafés já feitos anteriormente, que se impregnavam no pano alterando o seu sabor. Com a visão lógica de uma dona de casa, a senhora Melitta partiu para uma solução brilhante. No fundo de um bule de latão fez vários furos e colocou sobre eles uma folha de mata-borrão, retirada do caderno de exercícios de seu filho mais velho. Pó de café, água fervente por cima e o resultado foi o surgimento do primeiro coador com papel filtrante MELITTA, que permitia preparar um café mais saboroso, com sabor sempre igual e agradável.






Tudo isso aconteceu no ano de 1908, em Dresden, uma pequena cidade ao norte da Alemanha. O casal patenteou seu invento no dia 8 de julho e registrou sua empresa no dia 15 de dezembro, instalada em uma pequena loja de artigos domésticos de apenas oito metros quadrados. A primeira grande venda foi concretizada na feira de Amostras de Leipzig: 1.250 coadores de alumínio com filtros de papel. O novo sistema estava apresentado aos alemães. Em 1920, o filho, Horst Bentz assumiu a gerência, iniciando o processo que transformaria o pequeno negócio em uma grande empresa, exportando, em 1922, para a República Checa e Suíça os primeiros filtros de papel; e registrando oficialmente, em 1923, a empresa com o nome de Bentz & Sohn.






Outra estratégia importante foi a de promover o sistema de coar café da empresa através de demonstradores nas lojas de utensílios domésticos, instruindo assim como utilizar o revolucionário produto. Já em 1929 a empresa fazia sua transferência para novas instalações na cidade de Minden, onde está situada até hoje. Nesta cidade, a matriz da empresa ocupa uma área de 100 mil metros quadrados equipada com alta tecnologia, formando na Alemanha um parque industrial com 10 unidades de produção e mais de 4 mil empregados. Foi neste mesmo ano que a marca MELITTA foi registrada pela primeira vez. Em 1932, ano em que foi inaugurada a primeira filial estrangeira na Suíça, a empresa apresentou os filtros de papel quadrados, em conjunção com o suporte cônico. Quatro anos mais tarde, o corpo dos filtros adquire a forma de “V”, com os coadores correspondentes. Assim, o aroma podia expandir-se, sem a liberação excessiva de substâncias amargas. E – argumento importantíssimo na época – assim se economizava o precioso pó negro.






Os primeiros comerciais da marca foram introduzidos em 1938, e logo começaram a aparecer nas telas de cinema. Era o início da fixação da marca MELITTA na cabeça do consumidor alemão. Durante a Segunda Guerra Mundial, a empresa teve sua produção direcionada por os esforços da guerra. Terminado o conflito, a empresa foi totalmente reestruturada e voltou a crescer. Nos anos seguintes, após se tornar referência no mercado mundial em filtros de papel e coadores, a MELITTA decidiu partir, na década de 60, para a comercialização de café, sendo a primeira torrefadora na Alemanha a moer e embalar o café a vácuo. Nos anos seguintes a marca introduziu uma enorme variedade de novos acessórios como cafeteiras elétricas, jarras, xícaras e garrafas térmicas. Com estas novidades, a marca disponibilizava aos consumidores toda uma completa gama de produtos para a preparação do café. Já nos anos 90 a MELITTA era uma importante produtora de café torrado, vendendo mais de 36 milhões de pacotes anualmente. Com a chegada do novo milênio a MELITTA diversificou ainda mais sua linha de cafés com a introdução de inúmeros tipos (blends e torras) e até da versão instantânea e cappuccino.






A linha do tempo
1919
● Surgimento do coador redondo MELITTA feito em porcelana ou cerâmica.
1925
● Tendo como objetivo de se proteger das diversas imitações que surgiam no mercado a MELITTA começou a marca seus pacotes de coadores nas cores verde e vermelha, que identificam os produtos da marca até os dias de hoje.
1932
● Lançamento do tradicional coador em formato cônico. Sua característica distintiva é uma base redonda e plana com furos para gotejamento. Fornecido juntamente com uma “prensa”, o papel filtrante quadrado e plano é empurrado ou pressionado no copo do coador.
1954
● Lançamento dos suportes para coadores coloridos, especialmente na cor marrom, que se tornaria extremamente popular. Para combinar, bules coloridos também foram adicionados à linha de produtos.
● Lançamento dos coadores e bules de cerâmica.
1960
● Lançamento dos suportes para coadores feitos de plástico, inicialmente transparentes. Pouco depois, foram introduzidos os coadores coloridos.
1962
● Lançamento do pó de café embalado a vácuo.
1965
● Lançamento da cafeteira elétrica de filtro, que substituíam a filtragem manual do café. Na época, nenhuma outra máquina podia fazer oito xícaras de café em apenas seis minutos como a MELITTA.
1979
● Lançamento da AROMABOY, uma cafeteira compacta para o preparo de duas xícaras de café.
1984
● Lançamento da AROMA ART, uma cafeteira que com sua cor branco/creme e seu coador de preparo deslizante, ostentava um design singular e surpreendente.
1987
● Lançamento da cafeteira AROMA COMFORT, que com sua placa aquecedora removível se tornou uma inovação no segmento. Outras características, como o sistema corta-pingos automático, indicador externo do nível de água e compartimento para guardar o fio, ainda não eram padrão na época e se tornaram grandes inovações.
1989
● Lançamento dos filtros de coar naturalmente escuros (marrom), sem branqueamento.
● Lançamento da AROMA THERM PLUS, primeiro cafeteira com um bule isolado. Um pistão de vidro temperado a vácuo especial mantinha o café quente, eliminando assim a necessidade de colocar o café do bule em uma garrafa térmica.
1993
● Lançamento dos coadores de papel fabricados utilizando oxigênio como branqueador ecológico.
1998
● Lançamento dos filtros de papel feitos de celulose de bambu.
2001
● Lançamento da cafeteira MELITTA SINGLE 5, com capacidade para 5 xícaras de café.
● Lançamento do café instantâneo MELITTA CAPPUCCINO.
2003
● O café MELITTA CAPPUCCINO ganha três novos sabores: Clássico, Choco (café e chocolate) e White (café e leite).
2004
● Lançamento da linha de cafés aromáticos BELLACREMA, com grãos 100% arábicos e consistência cremosa.
2008
● Lançamento, no Brasil, da linha de cafés MELITTA SABOR DA FAZENDA, que possui cheiro e sabor de café moído na hora. A linha está disponível em três pontos de torra diferente: as versões Tradicional, Forte e Extra-Forte.
2012
● Lançamento no mercado brasileiro do MELITTA WAKE, que inaugurou uma nova categoria de produto: bebidas prontas, com sabores e um toque de café. O novo produto estava disponível em três versões: Toffee (sabor chocolate, caramelo e um toque de café), Chocoberry (sabor chocolate branco, morango e um toque de café) e Mooca (sabor chocolate e um toque de café). O novo produto estreou no mercado com o slogan “Tão diferente que não dá pra explicar. Tem que experimentar”.






A evolução visual
O primeiro logotipo da marca foi introduzido em 1932, contendo uma tipografia de letra que mais lembrava uma assinatura. Em 1937, o logotipo foi alterado pela primeira vez, ganhando a atual tipologia de letra utilizada pela marca. Desde então a identidade visual ganhou apenas uma caixa vermelha de fundo.





Os slogans 

Coffee Enjoyment.
Coffee Indulgence.
Everything for completed coffee benefit. (1988)
The coffee, wich one recognizes by the smell. (1986)
Melitta makes coffee the benefit. (1985)
The ultimate in coffee perfection. (1985)
Melitta ennobles the coffee. (1952)
Fast it is to go, happen with love. (1950)
Melitta – tudo por um bom café. (antigo, Brasil)
Um café a cada momento. Uma sensação a cada café. (atual, Brasil)





Dados corporativos 
● Origem: Alemanha 
● Fundação: 15 de dezembro de 1908 
● Fundador: Melitta Bentz 
● Sede mundial: Minden, Alemanha 
● Proprietário da marca: Melitta Group 
● Capital aberto: Não 
● Chairman: Thomaz Bentz 
● CEO: Hermann Arnold 
● Faturamento: €1.4 bilhões (2011) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 100 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 3.700 
● Segmento: Cafés 
● Principais produtos: Coadores, filtros, cafés, cafeteiras e garrafas térmicas 
● Concorrentes diretos: Nescafé, Douwe Egberts, Illy e Jacobs 
● Ícones: O filtro de coar café 
● Slogan: Coffee Enjoyment. 
● Website: www.melitta.com.br 


A marca no Brasil
A história da marca no Brasil começou em 1968, no bairro de Santo Amaro, em São Paulo. A MELITTA ingressava em um país onde tanto o cafezinho como o coador de pano já faziam parte da cultura nacional. O conhecido pioneirismo da empresa iniciava-se com a introdução do Filtro de Papel MELITTA no mercado - com papel filtrante importado - junto aos portas-filtro de plástico. Os hábitos começaram a mudar. Em 1972, foi lançada uma cafeteira manual, composta de uma jarra de vidro refratário, porta-filtro de plástico e uma caixa com 40 filtros de papel. O hábito de tomar um café mais saboroso, prático e econômico começou a tomar conta do Brasil. O grande sucesso desses produtos pioneiros levou a empresa a lançar, em 1978, a primeira cafeteira elétrica com sistema de filtro de papel. Uma evolução que trazia novos conceitos de praticidade e economia para o consumidor.






Depois de revolucionar o método de preparação do café e seguindo sua trajetória de inovação, a MELITTA também se mostrou preocupada com a qualidade do produto e passou a atuar no ramo da torrefação, moagem e empacotamento de café. Em 1980, foi inaugurada, na cidade de Avaré (interior de São Paulo), a indústria Modelo de Torrefação e Moagem de Café Melitta, um moderno complexo industrial, todo controlado por computadores. Nessa fábrica, os grãos de café, antes de serem estocados em um dos 35 silos de alumínio, são submetidos a uma rigorosa seleção por um classificador-provador altamente especializado. É também nessa fábrica que está o torrador Probat, gigantesca máquina, única no Brasil, onde se completa o blend, mistura de diferentes tipos de grãos, obtendo um padrão de qualidade previamente estabelecido. Por esse processo, o mais avançado do mundo, o grão é torrado em suspensão, sem contato com chapas quentes, o que permite um grau de torra absolutamente uniforme.






Sempre pensando em fazer de tudo para o consumidor tomar o melhor café, a empresa lançou, em 1983, o Café Descafeinado torrado e moído. Um produto que atendia aos consumidores que desejam uma bebida sem a presença de cafeína. Em 1988, foi lançado o Sistema Nº 2 e Nº 4 de fazer café. Em 1991, mais uma novidade, o Premium Class, o café clássico da MELITTA. O ano de 1994 contou com o lançamento do café MELITTA FORTE e, confirmando seu espírito pioneiro e inovador, a empresa foi a primeira a oferecer cinco tipos de café: um para cada paladar. Sempre buscando atender as necessidades dos consumidores, em 1995 foi lançado o PUCCINO, o café tipo capuccino da marca alemã. Continuando com o objetivo de satisfazer por completo seus consumidores, a marca lançou, no início de 1997, novas estrelas dessa constelação de sucesso: SPRESSO (café em grãos desenvolvido especialmente para máquinas de café espresso) e INSTANTÂNEO (primeiro café solúvel com o gostinho de café passado na hora).






Recentemente, o crescimento do consumo de café espresso nos lares, devido à popularização das máquinas domésticas, motivou o lançamento de uma grande novidade da marca: uma linha com versões tradicional e descafeinada de cafés em pods – os discos de papel utilizados no preparo da bebida. A empresa tem três parques fabris e cinco centros de distribuição no país, que atendem mais de 15 mil clientes. A MELITTA é hoje a única no Brasil que oferece para seus consumidores uma linha completa de cafés e acessórios para o preparo do café, com cerca de 160 itens, que incluem, além dos cafés embalados a vácuo, a linha Instantâneo (café solúvel), Café com Leite, Puccino (linha de pó para cappuccino), e também a linha de Filtros de Papel e Acessórios - como Porta Filtros, Cafeteira Manual, Jarras, Garrafa Térmica. A subsidiária brasileira fatura mais de R$ 775 milhões anualmente, mantendo a posição de 2º maior mercado para a empresa no mundo. O atual slogan da marca no Brasil é Um café a cada momento. Uma sensação a cada café.






A marca no mundo
A MELITTA é uma das cem maiores indústrias alemãs, com subsidiárias em mais de 100 países, fiel aos objetivos de sua criadora: uma empresa familiar, reconhecida internacionalmente, sempre dedicada a desenvolver e aprimorar produtos para que no mundo inteiro possa se preparar e tomar o melhor café. Sob a marca MELITTA, fabrica e vende filtros de café em papel, jarras, porta filtros, máquinas de café e café a vácuo, segmento onde é mais conhecida. O segmento de café representa aproximadamente 46% do faturamento da empresa, com mais de 115 mil toneladas comercializadas em 2011.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).


FONTE: mundodasmarcas

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