sábado, fevereiro 22

Galaxy S5, Nokia com Android... saiba o que esperar da MWC 2014


Na semana que vem, começa a Mobile World Congress 2014, em Barcelona. Para quem é recém-chegado no mercado de tecnologia e celulares e não sabe o que isso significa, basta saber que se trata da maior feira do mundo direcionada principalmente aos smartphones e tablets.

Como o evento é muito grande, algumas das principais empresas guardam seus principais anúncios para este momento, aproveitando também que toda a imprensa mundial está reunida na cidade.

Abaixo, listamos o que de mais interessante deve dar as caras na feira. Algumas informações são quase certas e serão apenas confirmadas, enquanto outras são rumores a serem comprovados no evento:

Samsung
Reprodução


Galaxy S5. Estas palavras seriam suficientes para descrever as expectativas para a empresa coreana na feira. Claro, oficialmente o aparelho “não existe”, mas não há dúvidas de que ele será o destaque da apresentação.

A empresa tem um horário marcado para a revelação: 16h no horário de Brasília, com cobertura em tempo real do Olhar Digital. Na ocasião, alguns rumores deverão ser confirmados.

Fisicamente o aparelho não deve ser muito diferente do S4. Ele deve utilizará um chip quad-core (provavelmente o Snapdragon 800, o mesmo do Galaxy Note 3), com o clock de 2,5 GHz, a maior frequência do mercado até o momento. Também terá 3 GB de memória RAM, uma câmera traseira de 20 megapixels e uma frontal de 2 MP. A tela teria 5,25 polegadas com resolução QHD, ou 2560x1440. Ele deve ser à prova d’água e poeira.

O Galaxy S5 deve sair de fábrica com o Android 4.4 (KitKat) e, como já é tradicional dos aparelhos da Samsung, a TouchWiz estará presente, mas reformulada em seu esquema de cores e ícones e fontes redesenhados. O sistema também deve ganhar uma interface inspirada no Google Now, com atualizações e notificações contextuais. Além disso, se a tendência observada nos novos tablets se mantiver no Galaxy S5, o aparelho poderá ganhar sua versão da Magazine UI, nova interface que se assemelha aos blocos dinâmicos do Windows Phone 8.

Os celulares da Samsung sempre tiveram um acabamento de plástico, o que agrada a alguns, mas incomoda outros. A empresa agora deve tentar atingir os dois públicos, lançando dois aparelhos diferentes. O mais simples teria acabamento de plástico com a textura de couro falso, que já se tornou tradição entre os novos aparelhos da empresa; já o modelo mais “chique” e mais caro terá acabamento de metal, e recurso para leitura da digitais. A expectativa é que o modelo básico seja mais barato do que custava o S4 no seu lançamento.

Nokia
Reprodução

Pela primeira vez em sua história, a Nokia deverá apostar no Android. Antes que os fãs do robozinho verde do Google se empolguem, é importante ressaltar que isso não muda a estratégia da empresa, em relação ao Windows Phone, que continua sendo a plataforma principal dos smartphones.

O Nokia X, como deve ser chamado o aparelho, deve substituir a linha Asha, de aparelhos de baixo custo da empresa. O sistema também será totalmente modificado em relação ao Android puro, deixando-o com cara de Windows Phone. Ele também não terá acesso ao Google Play, nem os apps do Google como um todo, e os aplicativos deverão ser baixados por uma loja própria da Nokia.

O smartphone com Android deve ser multicolorido (com 6 opções de cores), a exemplo dos Lumias, que são o carro-chefe da Nokia. Fala-se em suporte a dois chips, tela de 4 polegadas, câmera de 5 megapixels, processador Snapdragon dual core de 1 GHz, 512 MB de memória RAM, 4GB de armazenamento - com entrada para cartão microSD -  e bateria de 1.500 mAh. Ou seja: um aparelho de baixo desempenho, feito para caber no bolso do usuário tanto no sentido de tamanho, quanto de custo.

Sony
Reprodução

A Sony também tem grandes planos para o evento e a linha Xperia deve ganhar algumas adições importantes. O “Sirius”, codinome para o sucessor do Z1 como top de linha da empresa deve ser mostrado na MWC. Em especificações ele não deve ser muito diferente do Z1, mas ele deve ganhar recursos como gravação de vídeo em 4K, vídeo em câmera lenta e um duplo toque para acender a tela.

A empresa também deverá apresentar um tablet, o Xperia Z2, que deve ter um display de 10,1 polegadas, resolução 1080p, um chip Snapdragon 800, 3 GB de RAM e bateria de 6000 mAh.

LG
Reprodução

Essa já não guarda mais nenhuma surpresa. A empresa acabou revelando antes da hora tudo que irá apresentar na feira. São muitos novos aparelhos, variando entre o alto desempenho, aparelhos intermediários e básicos.

O destaque fica para o G Pro 2, que deve concorrer com o Galaxy Note 3, da Samsung, tanto em tamanho, quanto em desempenho e preço. Com 5,9 polegadas o phablet terá bordas mínimas e poderá gravar em câmera lenta e em 4K, como o novo Z1 da Sony. Ele também deve ter o botão traseiro do G2, que divide opiniões.

A coreana também deve anunciar uma série de celulares intermediários da linha L, que inclui o L90, o L70 e o L40, com telas variando entre 3,5 a 4,7 polegadas e processadores que chegam até um quad-core de 1,2 GHz. Eles sairão de fábrica com o Android 4.4 (KitKat), o que é uma vantagem.

Outros
Reprodução

Nem só das grandes marcas vive a MWC. Outras empresas deverão mostrar aparelhos interessantes. A Geeksphone, pequena fabricante de celulares, deve mostrar seu aparelho com dual-boot de Android e Firefox OS. O próprio sistema da Mozilla deve ter novidades no evento, com possíveis novos parceiros e aplicativos para seu sistema.


O BlackPhone, também da Geeksphone, também deve ser mostrado, com um sistema operacional baseado em Android, mas sem vínculos com o Google, chamado PrivatOS. Ele deve ser totalmente construído pensando em protocolos de segurança.

Windows Phone e iOS não devem ter novidades apresentadas na feira, mas é possível que haja novidades também para o Ubuntu Touch e o Tizen, o sistema da Samsung. O destaque, no entanto, ficará para o Android, que deve estar presente na maioria esmagadora dos aparelhos da feira.



FONTE: olhardigital

Nenhum comentário:

Postar um comentário