terça-feira, fevereiro 18

Como saber qual o melhor dia da semana para o envio de e-mail marketing

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O e-mail marketing é uma poderosa ferramenta de comunicação usada pelas marcas para atingir os mais diversos objetivos. Além de eficiente, ele ainda tem a vantagem de possuir um baixo custo de ativação. Mas o sucesso de uma campanha de e-mail marketing depende de uma série de fatores, entre eles, o momento certo para o disparo.
Saber escolher o melhor momento para sua empresa disparar um e-mail marketing é fundamental para atingir as pessoas com quem você quer falar e obter melhores resultados. Se você também tem essa dúvida, preparamos algumas dicas para esclarecer o assunto e te ajudar no planejamento de suas ações. Confira abaixo e descubra qual é o melhor dia da semana para o envio dos seus e-mails marketing.
Não há receita pronta
Antes de tudo, é preciso deixar claro que não existe fórmula pronta para definir o melhor dia para os disparos dos seus e-mails marketing. O que funciona para um pode não funcionar para outro, portanto, cada empresa precisa ter a sua própria estratégia.
Tudo começa com a definição do público-alvo da campanha. Você precisa conhecer bem quem são os seus consumidores e também os potenciais targets. Um bom planejamento é essencial para se mapear o comportamento destas pessoas. A rotina de um adulto é diferente da de um adolescente, por exemplo. Por isso, você precisa saber se seu público trabalha, estuda, tem filhos, utiliza dispositivos móveis, média de horário que costuma acessar a internet, entre outros vários quesitos.
Também é preciso levar em conta o motivo do disparo do seu e-mail marketing. Se a sua mensagem demanda algum tipo de ação por parte das pessoas, como uma compra ou cadastro, o tempo que esse leitor precisará para realizar a conversão é muito maior do que se o e-mail fosse apenas um reforço de marca, por exemplo. Uma pessoa que está no trabalho não vai parar o que estiver fazendo para sacar o cartão de crédito e efetuar uma compra – a não ser que seja uma promoção imperdível, com prazo de término ou de muita urgência.
Utilize o recurso de testes A/B
Não há fórmulas prontas, mas é possível utilizar um teste para te auxiliar a encontrar o dia da semana que traz mais retornos. O Teste A/B é um método que compara amostras de envios com o seu público-alvo. Ele também pode ser usado para testar o assunto do e-mail, conteúdo, imagens, etc.
Para aplicar o teste você deve selecionar pequenas amostras dentro de sua base de contatos. Você então irá definir os dias e horários na semana que você julga melhores para o envio e designar um para cada amostra. Em seguida, basta disparar o e-mail e contabilizar qual trouxe mais resultados – este será o melhor dia!
O teste A/B deve ser aplicado constantemente, principalmente quando você recebe um grande número de novos assinantes em sua base de contato.
Acompanhamento das métricas
Além do teste, você também precisa manter um olhar apurado e crítico sobre as métricas de sua campanha. Os relatórios e indicadores oferecem dados importantes que podem te ajudar a refinar suas próximas ações.
Uma das métricas mais comuns é a taxa de abertura, ela indica a quantidade de pessoas que abriram a sua mensagem. Se as suas campanha estão tendo poucas aberturas, é sinal de que algo está errado e você precisa descobrir urgentemente o que está acontecendo. Entre os motivos, podem estar assunto do e-mail pouco atrativo, conteúdo de baixa relevância, base de assinantes ruim ou então o dia errado para disparo.
Outra métrica é a taxa de cliques. Se os seus e-mails estão sendo abertos, mas recebem poucos cliques, também é sinal de que algo não está certo. Pode ser justamente o exemplo citado anteriormente: as pessoas estão recebendo o e-mail em um momento em que elas não podem realizar a ação que você espera. A mudança de dia ou horário de envio pode ser a solução.
Como você viu, a correta definição do melhor dia e horário para o envio de suas campanhas de e-mail marketing é crucial para o sucesso da sua estratégia. Aplique as dicas que nós mostramos aqui em seu próximo disparo e veja você mesmo a diferença em seus resultados que potencializarão, também, o retorno sobre o seu investimento!

FONTE: ecommercenews

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