sexta-feira, fevereiro 7

Especialistas dão dicas de como precificar seu negócio

Na hora de comercializar um negócio –seja vendendo-o ou buscando investidores– é importante saber ao certo qual o valor dele.

"Se você cobra caro demais, vai demorar mais do que o esperado para passá-lo para frente. Se cobra mais barato do que deveria, tem prejuízo", explica Batista Gigliotti, master franqueado da Sunbelt Business Brokers no Brasil, empresa de intermediação de compra e venda de empresas.

"A avaliação de um negócio é um processo que envolve estimar o valor dos ativos da companhia baseado em uma série de variáveis importantes que afetam o desempenho das empresas", afirma Renê Fernandes, professor da Fundação Getulio Vargas (FGV).

Segundo ele, quanto mais nova uma empresa, mais difícil é fazer essa avaliação. O negócio pode não estar sequer gerando caixa ou tendo faturamento. Além disso, há muito riscos ainda envolvidos na execução do plano de negócio.

Veja abaixo algumas dicas para seguir na hora de precificar seu negócio:

ESCOLHA O MÉTODO CERTO

Segundo Gigliotti, há mais de 80 métodos para encontrar o valor do seu negócio.
Um dos mais conhecidos é o que multiplica o faturamento, lucro ou Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) da companhia por um número que é retirado da comparação com outras empresas do mesmo setor que fizeram transações de compra e venda.

"Você analisa uma série histórica de transações de empreendimentos do mesmo setor que o seu. Um pode ter vendido o seu negócio por duas vezes o valor do seu faturamento, outro por três vezes, e por aí vai. A ideia é buscar uma média desses múltiplos que seja estatisticamente aceita, com um desvio padrão razoável, e achar o múltiplo para sua transação", explica.

"Este método é o mais simples pois é mais rápido, requer menos premissas, é fácil de entender e apresentar para investidores e reflete a visão de mercado da empresa", explica Fernandes.
Mas, segundo ele, por outro lado, este método pode esconder alguns problemas específicos da empresa, como processos judiciais que a empresa esteja sofrendo.

PROCURE POR AJUDA PROFISSIONAL

Fluxo de Caixa Descontado, soma dos ativos descontando as dívidas e "benchmarking" (comparação) são apenas algumas das outras opções para precificar uma empresa.

Para não se enganar e acabar saindo no prejuízo, procure ajuda de um profissional especializado, com experiência, que possa te auxiliar no processo.

TENHA A DOCUMENTAÇÃO EM ORDEM

Segundo Gigliotti, uma avaliação detalhada do negócio é imprescindível.
"Existem muitos aspectos a se considerar. Além de ativos e passivos, é preciso analisar o que o negócio tem gerado e a previsão do quanto ele pode gerar."

Para isso, ele afirma que ter a documentação em ordem é essencial.

NÃO SE BASEIE APENAS NO MERCADO

Analisar o preço dos concorrentes ou outros negócios semelhantes pode não ser uma boa opção. Atributos como reputação ou clientela diferenciam valores.

"Se você tiver uma padaria 24h em uma localização bastante privilegiada, que atenda públicos menos sensíveis a preço, e consequentemente tem uma margem de lucro maior que outras padarias, ela vai valer muito mais que outras, mesmo que tenham o mesmo faturamento", afirma Fernandes.
Outro diferencial são os passíveis intangíveis.

Segundo Gigliotti, contratos de parceria, franquia, locação, exclusividade e patentes e marcas também são passivos intangíveis que têm valor significativo.

PENSE NO FUTURO

Se um comprador resolve manter os funcionários antigos da empresa, ele pode ter despesas futuras.
"Ele pode não gostar de um profissional que está há 15 anos na empresa. Para demiti-lo, ele terá que pagar uma indenização alta. Hoje esse débito não existe, mas é um risco que se corre e deve ser levado em consideração na precificação", diz Gigliotti.

SEU NEGÓCIO É ATRATIVO?

A atratividade também é um fator importante a ser levado em consideração.
"Pode haver uma mina de ouro no polo norte, mas a pessoa precisa morar lá para explorá-la. A atratividade do negócio diminui."

SEJA TRANSPARENTE

Seja transparente na transação. Tudo será verificado mais de uma vez pelo comprador ou investidor.
"Já vi casos em que postos de gasolina que receberam notificações de adaptação de tanques. Isso custa caro e precisa ser repassado", afirma Gigliotti.

"Investidores e outros agentes do mercado que avaliam empresas geralmente não se valem apenas de uma metodologia, mas testam o resultado de várias delas para encontrar o valor mais adequado", diz Fernandes.


FONTE: classificados.folha.uol

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