sexta-feira, fevereiro 21

Como não perder um bom colaborador

A rotatividade de funcionários é um dos maiores problemas das organizações atualmente. E quanto maior o índice, mais alto é o custo de mão de obra e desperdício de tempo da equipe de contratação. Essa perda é sempre prejudicial, em especial quando se deixa escapar talentos: os colaboradores mais qualificados e produtivos.


Que o mercado está aquecido não é novidade. No entanto, já se perguntou o que leva um colaborador a abandonar a empresa? Será que somente o salário dita as regras de permanência dentro de uma corporação?

Para Valdizar Andrade, mestre em Comportamento Organizacional, a rotatividade e essa mudança no comportamento dos profissionais passou a acontecer a partir dos anos 90. A busca pela realização pessoal e profissional tornou-se mais importante, e isso vai além de dinheiro e bom salário. “Outra característica atual é a busca pelo reconhecimento. Esse atributo surgiu expressivamente quando a geração Y entrou no mercado de trabalho e passou a exigir feedback, além da necessidade excessiva de ser ouvida. As gerações anteriores tinham como objetivo de vida apenas o trabalho e a constituição de uma família – quadro muito diferente do atual, em que a felicidade individual é valorizada”, explica.

Já para o médico, professor e pesquisador na área de Neurociência do Comportamento, Jô Furlan, o que mais se valoriza no cenário de trabalho hoje é um ambiente profissional saudável e equilibrado. “A necessidade de desafios assim como crescimento profissional também costuma compor elementos fundamentais para manter o colaborador excelente na empresa”, acrescenta.

Como reter talentos


Alessandro Natal, Diretor da UNIC – Gestão e Negócios Empresariais, garante que o maior erro das empresas hoje é criar um tipo de benefício padrão, onde para alguns – principalmente os talentos – não têm muito significado. Desta forma, quando o profissional se depara com essa situação, sua permanência na corporação será por um curto espaço de tempo. “A relação deveria ser semelhante ao jogador de futebol, que quando talentoso, tem um tratamento diferente, pois os resultados e desempenho dele falam por si”, conta Natal.

Existe um benefício que as companhias têm dificuldade em conceder, devido ao nível de desenvolvimento das lideranças, que é permitir a participação dos potenciais talentos em assuntos relevantes, pois o sentimento de envolvimento é fator determinante para a motivação na realização das atividades e permanência na organização. É de fato se sentir parte fundamental do negócio.

Para evitar a perda dos talentos é necessário estar atento a alguns fatores, como alerta Jô Furlan: “Primeiro é preciso definir quem são os colaboradores que fazem a engrenagem girar bem e no ritmo correto da empresa. Assim, pode definir quem deve ser o foco da valorização da organização”.

O doutor também indica algumas dicas para incentivar que as empresas invistam mais em reter os seus bons colaboradores:

Aumento de salário

Para manter um bom funcionário trabalhando e incentivado, um aumento de salário nunca é uma má proposta. Uma pesquisa do site norte-americano Career Builder aponta que 66% das pessoas que desejam abandonar suas empresas indicam um melhor salário como argumento principal.

Melhores benefícios

Qual é o profissional que não gosta de uma boa regalia? O estudo aponta que 49% das pessoas que não desejam abandonar seus trabalhos estão satisfeitas com os benefícios oferecidos.

Carga horária flexível

O funcionário que consegue adaptar sua carga horária aos seus compromissos pessoais é mais feliz em seu emprego e geralmente rende mais.


Reconhecimento profissional


Os profissionais gostam de ser reconhecidos por um bom trabalho. Cerca de 39% dos entrevistados que desejam sair afirmam que o principal motivo é se sentir sem reconhecimento.

Promover um feedback

Muitos profissionais desanimam ao trabalhar em empresas nas quais não são ouvidos. Funcionários também têm seus anseios, e um feedback com melhorias que muitas vezes nem são de uma grande exigência podem ajudar.

Mais treinamento e oportunidade de aprendizado

Apesar de estar demonstrando talento e importância para a empresa, um bom profissional não gosta de ficar estagnado. Ele quer aprender mais e treinar mais para subir na carreira.

Contratar mais funcionários

É importante chamar mais profissionais para a empresa quando algum bom funcionário está sobrecarregado de trabalho.



FONTE: CATHO

Nenhum comentário:

Postar um comentário