domingo, fevereiro 9

Briefing, o que é isso afinal?

O que é?


Briefing

O Briefing é um complexo de informações (indicações do que o cliente pretende) e também uma passagem de dados que ocorre geralmente durante reuniões, para desenvolver um trabalho que descreve a situação de uma marca ou empresa - seus problemas, oportunidades, objetivos e recursos. Considera-se o Briefing como a base do processo de planejamento, sendo bastante utilizado por profissionais da administração, publicitários e consultores.

Essa passagem de informações e instruções é feita de modo ordenado, tendo por meta o correto desenvolvimento do plano e dos pontos a serem discutidos, pois seu propósito é a passagem da informação, das pessoas certas para as pessoas certas, da maneira, hora e custo certos. De uma maneira geral, o Briefing é um documento que o profissional de marketing transmite a quem vai  realizar uma campanha publicitária, de relações públicas ou de pesquisa de mercado, que serve para encontrar e sistematizar a informação.

Se houver uma pesquisa sobre o produto, ela deve ser apresentada à agência, por mais reservada que seja, visto que é nesta fase que o produto é dissecado completamente. Pode-se dizer que o Briefing é o primeiro passo na fase de elaboração da campanha (ou seja, início do processo de planejamento). Porém, evidentemente ele não encerra essa fase do processo inicial, pois junto com ele temos também o estudo do mercado e outras apreciações a serem consideradas.

Itens que compõem o Briefing


Primeiro, é importante saber que existem diversos modelos de Briefing, que depende de empresa para empresa e das necessidades que cada uma possui. Um Briefing bem elaborado é fundamental para conduzir todo o desenrolar do trabalho sem distorções e má interpretações. Por isso, um bom documento deve apresentar as características do produto, estudar o perfil do consumidor e o seu momento de compras. Seus principais itens são:

> Histórico;
> Problemas;
> Objetivos da Pesquisa;
> Plano de Ação;
> Áreas de Investigação;
> Público Alvo;
> Áreas Geográficas;
> Materiais Anexos;
> Limitações de Prazo e Custo.

O ideal para a elaboração desse tipo de documento, é reunir-se com o cliente para através de uma entrevista detalhada, compreender o que ele realmente deseja e propor alternativas adequadas. Basicamente, seu roteiro deve levantar informações acerca do: produto (ou serviço), mercado, consumidores, objetivos e estratégia.

Modelo de Briefing - Clique Aqui



FONTE: portal-administração

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