sábado, fevereiro 15

4 dicas para aproveitar ao máximo uma aceleradora de startup Ir atrás de mentores e compartilhar dúvidas e soluções com as outras startups são algumas recomendações

Ir atrás de mentores e compartilhar dúvidas e soluções com as outras startups são algumas recomendações






Getty Images
Jovens usam laptops com foco nos  cabos
 Para empreendedores que são donos de startups, há algumas maneiras de desenvolver rapidamente o negócio. Participar de um processo de aceleração, por exemplo, pode mudar a maneira de tocar a empresa e, claro, fazê-la deslanchar mais rápido.
Para Maria Rita Spina Bueno, diretora executiva da Anjos Brasil, empreender não é fácil e participar de um processo de aceleração demanda muita dedicação dos empreendedores. Normalmente, o processo não dura mais que seis meses e as empresas selecionadas trabalham em um espaço compartilhado na sede da aceleradora.
A recomendação de André Macedo, CEO da startup ZeroPaper, que oferece uma plataforma financeira na nuvem, é a de aproveitar bastante a estrutura da aceleradora. “Aproveite também a oportunidade para conhecer as pessoas que estão na equipe técnica de suporte da aceleradora”, completa. Em 2012, a equipe da ZeroPaper passou pelo processo de aceleração da carioca 21212 e, no ano passado, anunciou a venda de parte da empresa para a Totvs. Veja abaixo outras dicas para que empreendedores possam aproveitar ao máximo esse período.
1. Foque no seu objetivo
As aceleradoras ajudam as startups no processo de estruturação do modelo de negócio e no crescimento por meio de investimentos e encontros com mentores. Maria Rita explica que para fazer com que o período na aceleradora seja bem aproveitado, os empreendedores precisam ter muito foco e definir bem qual é a meta para a startup no fim do processo. “O período é muito curto, seja para validar a ideia de negócio ou para construir um protótipo”, diz.
2. Vá atrás dos mentores
Toda aceleradora conta com uma equipe de mentores, geralmente composta por empreendedores de sucesso, especialistas em startups, investidores-anjo e outros profissionais do mercado.Separar um tempo para conversar com os mentores é indispensável. “Às vezes, ele não tem muita informação sobre o seu tipo de negócio, mas ele não tem uma visão somente regional e sim global. Ele soube algo que aconteceu na China, por exemplo, e pode dar uma dica rápida para o seu negócio”, afirma Macedo.
3. Construa uma rede de relacionamento
Por meio do processo, os empreendedores conhecerão muitos profissionais e especialistas do mercado. E esse é o melhor momento para fazer networking. “Às vezes, os empreendedores olham muito para o projeto e pensam que ir a um evento é uma perda de tempo. Mas é uma coisa muito importante e facilita bastante porque, um dia, quando você tiver uma dúvida técnica terá para quem ligar”, explica Maria Rita.
4. Compartilhe conhecimento
Muitas vezes, o ambiente da aceleradora facilita a troca de ideias e soluções para determinados problemas, que são comuns entre as startups. “A gente seguiu muitas dicas das outras empresas. Eles podem ter um conhecimento diferenciado e que pode ajudar bastante a sua empresa”, conta Macedo. Por isso, a recomendação é não ter medo de dividir dúvidas e oferecer ajuda.

FONTE: exame.abril

Nenhum comentário:

Postar um comentário