quarta-feira, janeiro 14

Pós-doutorado em Engenharia de Produção com Bolsa da FAPESP


O Projeto Temático “Problemas de corte, empacotamento, dimensionamento de lotes e programação da produção, e suas integrações em contextos industriais e logísticos”, apoiado pela FAPESP, oferece uma vaga para pós-doutoramento com bolsa da Fundação.

A oportunidade é para trabalhar junto ao Grupo de Pesquisa Operacional do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), sob a supervisão do professor Reinaldo Morabito Neto, coordenador do Temático.
Segundo Morabito, o projeto de pesquisa envolve o desenvolvimento de modelos de otimização robusta para o problema de dimensionamento e sequenciamento de lotes em linhas de produção na indústria de alimentos.
O foco está no desenvolvimento de ferramentas de apoio à decisão que serão validadas na prática, juntamente com uma empresa colaboradora com a pesquisa.
O candidato deve ter interesse em resolver problemas em contextos agroindustriais. É desejável bons conhecimentos de modelos de dimensionamento e de sequenciamento de lotes de produção e otimização robusta e conhecimento básico da indústria de alimentos.
Os candidatos devem ter concluído o doutorado em engenharia de produção, ou área relacionada, e ter experiência em modelagem matemática de otimização, programação linear e inteira e otimização robusta. Exige-se dedicação integral às atividades do projeto.
Outras exigências também se aplicam, conforme normas da FAPESP disponíveis em http://fapesp.br/bolsas/pd. A seleção será baseada no currículo dos candidatos e no potencial de contribuição para a área do Projeto Temático.
Os interessados deverão encaminhar duas cartas de recomendação, uma carta de interesse e currículo, incluindo detalhes de pesquisas já realizadas. Toda a documentação deverá ser enviada até o dia 16 de janeiro de 2015 em um único arquivo em PDF para Reinaldo Morabito: morabito@dep.ufscar.br.
A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP (no valor de R$ 6.143,40 mensais) e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.
Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.
Outras vagas de Bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em  www.fapesp.br/oportunidades


FONTE: FAPESP