Recuperar fotos, mensagens ou documentos apagados de um celular é fácil. Aqui, apresentamos dois métodos seguros e simples para resgatar dados do Android com a ajuda do PC.
Assim como ocorre no Windows, quando você apaga um arquivo no Android, ele não desaparece completamente e seus restos podem ser recuperados se você deixar passar pouco tempo e usar ferramentas eficazes.
método para recuperar arquivos varia e depende de como o telefone ou tablet é conectado ao PC. Mas, em ambos os casos, a recuperação é rápida e simples.

Caso 1: o telefone Android é conectado como um disco duro

Se você tem seus arquivos no cartão SD ou seu Android conecta-se como um disco duro externo, com sua letra de unidade e ícone, é possível usar qualquer recuperador de arquivos para o Windows, como o Recuva.
Quando o telefone for conectado, é só uma questão de abrir o Recuva, escolher o disco correspondente à memória do telefone (ou ao seu cartão SD) e seguir os passos do assistente.

Caso 2: o telefone Android NÃO se conecta como disco duro

Os telefones e tablets Android recentes, principalmente os que não têm cartão SD, não se conectam como disco duro, mas sim como reprodutores multimídia. O ícone que aparece em Meu Computador é diferente e não há letra de unidade.
É assim que aparece um telefone Android recente quando conectado ao PC: sem letra de unidade
É possível obrigar um telefone Android a conectar-se como um disco duro (mass storage), mas é um procedimento muito complicado, já que implica fazer root (desbloquear) no dispositivo e usar utilitários de difícil manuseio.
Felizmente, há um programa que faz isso por você. Chama-se Wondershare Dr.Fone. É um utilitário muito parecido ao Recuva, só que especializado no Android, que se encarrega sozinho de tudo o que for necessário para recuperar dados na maioria dos telefones.
Quando o Dr. Fone já estiver instalado, você precisa executá-lo e conectar seu telefone ao PC por meio de cabo USB. No telefone, é preciso ter habilitado o modo Depuração USB (Dr. Fone explica como se deve fazer isso dependendo da versão do Android).
Depois de o telefone ser conectado com sucesso, o Dr. Fone começará a executar uma série de diagnósticos. Não desconecte o telefone durante essa fase. Se aparecerem janelas pedindo para você confirmar a instalação de um controlador, confirme a operação.
Em seguida, escolha o tipo de informação que deseja buscar. O Dr. Fone pode procurar contatos da agenda, mensagens, chamadas, chats e anexos de WhatsApp, fotos, música, vídeos e documentos.
Logo depois, o Dr. Fone será instalado no telefone. É um processo que pode durar até quinze minutos. Seu telefone será reiniciado várias vezes, mas não se assuste, pois o programa apenas segue em frente se for autorizado.
Nem pense em desconectar o telefone durante esta fase: o Dr. Fone precisa instalar seu app
O escaneamento propriamente dito começa depois da instalação e configuração do Dr. Fone. Se o tamanho da memória interna for grande e você escolher buscar diversos arquivos, este processo pode durar várias horas.
O escaneamento pode tomar muito tempo
No final, você verá uma tela semelhante à do Recuva, com os arquivos encontrados e visualizações prévias dos mesmos. Lembre-se de que apenas a versão paga permite recuperá-los, mas você pode pelo menos ver se ainda estão ali.
Na fase final, Dr. Fone mostra os resultados do escaneamento

Não se esqueça de fazer cópias de segurança

Como mostrado aqui, recuperar arquivos no Android é bastante simples, mas ainda mais simples é fazer cópias de segurança. Graças a serviços de armazenamento como Dropbox, Drive ou OneDrive, você não tem motivos para se preocupar com a perda de dados.
Estes métodos o ajudaram a recuperar arquivos? [Artigo original em espanhol]

FONTE: Softonic