sexta-feira, janeiro 23

CNPEM promove curso internacional sobre tecnologia de luz síncrotron

Estão abertas, até 1º de março, as inscrições para a São Paulo School of Advanced Sciences on Recent Developments in Synchrotron Radiation (SyncLight 2015), que será realizada entre 13 e 24 de julho no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas (SP).

O evento, organizado pelo Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) em associação com a American Physical Society (APS), ocorrerá no âmbito da Escola São Paulo de Ciência Avançada (ESPCA), modalidade de apoio da FAPESP.
Serão selecionados para a escola 80 estudantes, entre recém-graduados e jovens pesquisadores de mestrado, doutorado e pós-doutorado do Brasil e do exterior. Na programação, há palestras sobre as novas possibilidades experimentais surgidas com a evolução das fontes de luz síncrotron, em especial as que envolvem feixes de raios X com alto brilho e coerência.
Um dos objetivos do SyncLight 2015 é auxiliar na formação de pesquisadores-usuários aptos a usufruir da infraestrutura do Sirius – a nova fonte brasileira de luz síncrotron, atualmente em construção pelo LNLS, que deve entrar em operação em 2018.
O curso prevê treinamentos nas áreas de Física, Química, Biologia, Geociências, Medicina e Ciência dos Materiais, entre outras. Os tópicos serão apresentados por 21 pesquisadores de relevância em diferentes áreas de atuação – 14 estrangeiros e sete brasileiros. Estão previstos também tutoriais sobre diversas técnicas experimentais em fontes de luz síncrotron, que serão ministrados pelos pesquisadores do LNLS nas linhas de luz do laboratório.
O curso não tem taxa de inscrição e a língua oficial é o inglês. Serão selecionados 40 estudantes brasileiros e 40 estrangeiros, que receberão financiamento para viagem e estadia durante todo o período da escola. 
Mais informações em http://pages.cnpem.br/synclight2015/


FONTE: FAPESP