sexta-feira, janeiro 23

Curso para jovens pesquisadores apresenta aplicações da luz síncrotron

Apresentar para jovens pesquisadores o que as novas tecnologias de luz síncrotron podem beneficiar em diferentes áreas de pesquisa. Esse é o objetivo do curso internacional São Paulo School of Advanced Sciences on Recent Developments in Synchrotron Radiation (SyncLight 2015), que já está com as inscrições abertas. 

O evento será realizado de 13 a 24 de julho no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas (SP).

O curso reunirá no campus do CNPEM cerca de 80 estudantes selecionados, entre recém-graduados e jovens pesquisadores de mestrado, doutorado e pós-doutorado, provenientes de instituições do Brasil e do exterior. Os interessados podem se inscrever na página do evento, organizado pelo Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) e financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

O SyncLight 2015 prevê treinamentos nas áreas de física, química, biologia, geociências, medicina e ciência dos materiais, entre outras. Os tópicos serão apresentados por 21 pesquisadores de diferentes áreas de atuação, 14 deles estrangeiros e sete brasileiros. 

O curso não tem taxa de inscrição e sua língua oficial é o inglês. Serão selecionados 40 estudantes brasileiros e 40 estrangeiros, que receberão financiamento para viagem e estadia durante todo o período de atividades.

O SyncLight 2015 faz parte da modalidade Escola São Paulo de Ciência Avançada (ESPCA), da Fapesp, que oferece recursos para a organização de cursos de curta duração em diferentes áreas do conhecimento no estado de São Paulo.


(Agência Gestão CT&I, com informações do CNPEM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário