terça-feira, janeiro 20

Férias: Como elas podem ajudar na carreira?


Para aproveitar ao máximo as férias e, de quebra, cuidar da sua carreira, confira cinco dicas para usar esse tempo livre em favor da sua vida profissional

Férias / Crédito: Shutterstock
Crédito: Shutterstock
Muito provavelmente, na época da escola, era comum termos de encarar uma folha em branco e escrever uma redação sobre “as minhas férias”. Por mais clichê que a imagem possa ser, e pouco ousada a proposta de texto, a iniciativa, de uma forma ou de outra, ajudava a delimitar o tempo de estudo e o do descanso. Já na vida adulta, nem sempre esses tempos são estanques. Especialistas afirmam que, quando um profissional sai de férias, o ideal para ele é se desconectar do trabalho, mas isso não significa que ele precisa se desligar da carreira.

“Quem deseja ser bem-sucedido profissionalmente sabe que precisa empenhar-se dia após dia e aproveitar o tempo livre para renovar conhecimentos e pôr em prática o que aprendeu”, afirma Villela da Matta, coach e presidente da Sociedade Brasileira de Coaching. Dessa forma, aconselha o coach, as férias não devem ser usadas apenas para relaxar e repor as energias, mas também para se preparar e voltar ainda mais apto para o trabalho. E a dica vale para qualquer profissão, do RH à área de TI.

Para aproveitar ao máximo as férias e, de quebra, cuidar da sua carreira, confira cinco dicas do coach para usar esse tempo livre em favor da sua vida profissional:
1. Reserve momentos para você: descanse o corpo e a mente da rotina profissional. Assim, você diminui o estresse, consegue lidar melhor com as pressões cotidianas e favorece o alcance de melhores resultados, pois terá uma visão mais clara da situação, sem influências emocionais.

2. Procure conhecer-se melhor: aproveite as férias para avaliar seu desempenho no trabalho e suas conquistas pessoais. Analise ações, qualidades e o que ainda pode ser melhorado para conseguir resultados mais positivos. O autoconhecimento fará você retornar do recesso mais bem disposto e motivado.
3. Esqueça o e-mail: evite acessar e responder as mensagens relacionadas ao emprego durante os dias de descanso. Para ficar mais tranquilo, crie uma resposta automática que informe aos clientes que está de férias.

4.
 Viaje: faça passeios divertidos com a família e os amigos. Aproveite para fazer o que gosta, mas não costuma ter tempo para isso quando está trabalhando. Isso faz bem para a alma e torna a mente mais criativa.

5.
 Atualize-se: procure cursos rápidos, on-line ou presenciais; leia algo sobre sua área de atuação; invista num intercâmbio para aprimorar a pronúncia e a compreensão de outro idioma e assista a filmes e a documentários sobre outras culturas. Aproveite todas as chances de aprimorar suas competências.



FONTE: RevistaMelhor