sexta-feira, janeiro 16

Spray de baixo custo transforma qualquer superfície em célula fotovoltaica






Em um futuro próximo é possível que as células fotovoltaicas sejam tão comuns, que serão vendidas em spray e com baixo custo. Pelo menos este é o cenário visualizado pelo pesquisador canadense Illan Kramer, da Universidade de Toronto.

O cientista trabalha no desenvolvimento de um spray que transforma quase todas as superfícies em captadores solares. “Meu sonho é que um dia você tenha dois técnicos com mochilas nas costas, chegando à sua casa para pulverizar o seu telhado”, informou Kramer sobre a facilidade no uso da tecnologia.

Conforme informado pelos pesquisadores, a tecnologia, que utiliza pontos quânticos colidais, poderia ser aplicada em uma película flexível e usada para revestir todos os tipos de superfície, mesmo as mais inusitadas, como uma mobília ou a asa de um avião.

A tecnologia foi apelidada de sprayLD e pode ser altamente eficiente, devido à sua praticidade. Usá-la para cobrir o teto de um carro, por exemplo, geraria energia suficiente para abastecer 24 lâmpadas fluorescentes compactas.

O sistema foi feito com materiais simples, pois a intenção dos pesquisadores é torná-lo acessível e barato, para que seja amplamente utilizado. Este é um passo importante para popularizar a energia solar, barateando os sistemas e produzindo energia limpa independente das redes de transmissão.



FONTE:  CicloVivo