Um desafio cotidiano dos gestores de recursos humanos é integrar as necessidades das equipes e da empresa. Nesse processo, os responsáveis pelo setor buscam parceiros em outras áreas, como TI e Marketing, que podem sugerir soluções interessantes, como plataformas que apoiem a gestão, e campanhas de endomarketing. Alguns gestores têm procurado soluções de desenvolvimento organizacional com ajuda de uma rede social corporativa. Acreditamos que esse tipo de solução auxilia os profissionais na gestão de pessoas – e nós provaremos isso neste post.
Aqui no blog, já falamos sobre RH Social e apresentamos dicas sobre como aproveitar melhor o potencial dos funcionários conectados na rede social interna. De modo geral, as ações do RH nesse sentido objetivam fazer com que os trabalhadores se sintam mais úteis e importantes, além de dar mais autonomia e reconhecimento aos colegas.
Por meio de ações específicas, o RH é capaz de modelar a cultura de uma organização, estabelecendo novas maneiras de trabalho e colaborando para construir um quadro de pessoas que fiquem mais engajadas e satisfeitas com o ambiente de trabalho.
A rede social corporativa pode ajudar seu RH de três formas:
- Descubra talentos: encontrar bons profissionais dentro da empresa costuma ser mais vantajoso – tanto financeiramente quanto no sentido de valorizar o talento interno. As redes sociais corporativas podem auxiliar os profissionais responsáveis por esse “garimpo” ou na gestão do conhecimento. Afinal, com a ajuda da ferramenta, é possível identificar mais detalhadamente as características de cada colaborador, com base nas informações do perfil e nas informações compartilhadas por ele.
- Estabeleça uma gestão eficiente: após identificar os talentos, é fundamental saber como este colaborador pode ajudar a sua organização. Em outras palavras, você deve desenvolver o potencial do funcionário na função em que ele melhor se coloca na estrutura da empresa. Com uma rede social corporativa, funções como a formação de grupos podem auxiliar nesse caso, inclusive conectando colaboradores em áreas afins. De modo geral, a rede social corporativa também torna a comunicação mais rápida e direta, o que melhora a qualidade de gestão em todos os níveis.
- Motive: motivar os colegas não só aumenta a satisfação coletiva, como também contribui para o “contágio” dos demais. Confira nosso post sobre como a Gamificação pode ser usada para cativar equipes.
As empresas contam com inúmeras estratégias de apoio à gestão de pessoas. Qual é a mais eficiente na sua empresa? Como o RH tem feito uso das redes sociais corporativas? Compartilhe sua experiência com a gente!
FONTE: blog.socialbase
Nenhum comentário:
Postar um comentário