Uma estratégia de marketing de conteúdo bem definida e executada está deixando de ser um diferencial e se tornando cada vez mais uma necessidade para qualquer empresa que queira realmente se destacar no mercado.
Quando pensamos em conteúdo geralmente nos vem em mente o blog da empresa, redes sociais e canais do Youtube, correto? Esses canais são todos relevantes, mas profissionais de e-commerce não podem nunca se esquecer da página mais importante (de longe!) de qualquer loja virtual: a página de produtos. É nessa página que o visitante se torna um comprador e o conteúdo presente nessa página pode ser o fator determinante na decisão de compra.
O maior princípio do marketing de conteúdo, gerar conteúdo de qualidade e relevante para seu público, pode (e deve) ser também aplicado às páginas de produto de sua empresa e para te ajudar aqui vão algumas dicas para se ficar atento:
1. Gere descrições únicas de produtos
Talvez o erro número um de sites de e-commerce quando o assunto é o conteúdo de suas páginas de produto é copiar a descrição de produto presente no site do fabricante. Porque isso é problemático? Porque quase todos os e-commerces do universo estão copiando as mesmas descrições e sites de busca, principalmente o Google, simplesmente odeiam conteúdo que não seja original.
Ou seja, se você quer uma maneira rápida de tornar seu site irrelevante no Google, basta copiar descrições de produto diretamente da página do fabricante. Agora, se você quer se destacar, crie descrições únicas de produtos que sejam acima de tudo relevantes para seu público, o que além de aumentar suas chances de conseguir uma boa posição no Google também servirá para prender a atenção do seu público.
2. Preste atenção nos títulos
Existem dois elementos cruciais para qualquer página da Internet que requerem uma boa dose de capacidade de síntese para serem criados: o título da página e o nome do produto (geralmente a tag <h1>). Um título bem feito além de atrair o clique do público para sua página também pode te dar uma grande vantagem em sites de busca.
E o que define um título bem feito? São títulos que refletem a intenção de compra de seu possível público. Inserir, por exemplo, a marca ou código do produto pode aumentar suas chances de ser encontrado em sites de busca e a chance de que a pessoa clique em seu link, afinal, é um resultado mais preciso.
3. Invista nas imagens
Imagem também é conteúdo! Imagens bem feitas, que mostrem detalhes do produto são uma ótima maneira de captar a atenção do visitante da sua página. Alguns e-commerce também permitem que seus clientes enviem suas próprias imagens ilustrando como estão usando algum produto, o que pode aumentar bastante a chance de compras. Imagine alguém que precisa saber se um relógio é à prova d’água. A maneira mais rápida dela descobrir isso seria uma foto de outro cliente nadando com o relógio no pulso. Com essa dúvida sanada a chance de compra aumenta consideravelmente.
Do ponto de vista de SEO é importante tomar cuidado para sempre colocar uma descrição alternativa nas imagens (atributo ALT, para aqueles que conhecem HTML) e ter nomes de arquivos descritivos ao invés de códigos indecifráveis.
4. Opiniões de clientes são valiosas, até mesmo as negativas
Quando você está pensando em comprar algo, o que é mais confiável: a descrição do fabricante ou a opinião de outra pessoa que comprou e testou o produto? Obviamente a segunda opção. As pessoas confiam muito mais em opiniões de outras pessoas do que em empresas, e 61% dos compradores pesquisam a opinião de outros consumidores antes de tomar uma decisão de compra (iPerceptions, 2011).
Isso pode até parecer estranho, mas a explicação é bem simples: pessoas desconfiam de produtos que tenham somente comentários negativos, com medo de serem falsos. Lembre-se: uma compra consciente não é uma compra do melhor produto, mas sim uma compra bem informada tanto dos pontos negativos quanto positivos do que está sendo comprado.
5. Conteúdo multimídia é rei
Gerar conteúdo multimídia, como por exemplo vídeos analisando um produto ou até mesmo mostrando ele sendo retirado da caixa (algo muito comum entre fanáticos por tecnologia) aumenta muito o tempo que a pessoa passa na sua página e a confiança em sua marca. Conteúdos multimídia são considerados de alto valor pelo público e passam uma sensação de segurança em relação ao e-commerce.
O maior problema da criação constante de vídeos é que, além de ser trabalhosa, pode ser bem cara. Uma boa estratégia inicial é começar criando esse tipo de conteúdo para alguns produtos-chave de seu e-commerce e divulgá-los também em outros sites como o Youtube, aumentando o reconhecimento da sua marca.
Montar uma estratégia de conteúdo específica para sua página de produtos é um diferencial competitivo que pode aumentar consideravelmente suas vendas, então que tal já começar a por alguma dessas dicas acima em prática? E se você conhecer algum outro uso interessante de conteúdo para e-commerces, deixe um comentário, estamos sempre ansiosos para aprender mais!
FONTE: profissionaldeecommerce
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