terça-feira, novembro 26

Veja 8 dicas de como montar sua loja de produtos na internet

Pequenos empresários que querem expor e vender seus produtos na internet precisam planejar com cautela sua entrada no mundo do e-commerce. Segundo especialistas, abrir uma loja on-line demanda tempo e comprometimento iguais aos necessários em um ponto físico.

"É importante lembrar que uma loja virtual não é como um site, que basta colocar no ar e receber visitas. Você precisa pensar em estratégias para conquistar clientes. Caso contrário, é como abrir um estabelecimento em uma rua sem movimento", afirma Cristiano Mendes, gerente de marketing da empresa de hospedagem de sites KingHost.

Alberto Zornetta/Shutterstock
Na hora de montar um e-commerce, é preciso pensar em estratégias que atraiam clientes
Na hora de montar um e-commerce, é preciso pensar em estratégias que atraiam clientes

Daniela Melo, diretora da plataforma de lojas on-line Virtual Biz, afirma que quem pretende entrar no comércio on-line precisa, antes de tudo, definir o seu modelo de negócios. "Se você já tem um negócio físico, tem que encarar o e-commerce como se fosse uma nova filial", afirma.
Veja abaixo algumas dicar para montar sua loja on-line:

TRACE UM PLANO
Assim como quando você vai abrir um negócio físico, é preciso traçar um plano de negócios.
Segundo Melo, um empreendedor virtual precisa ter tempo para aprender a operar um e-commerce, ou deve contratar pessoas que possam fazer isso por ele.

FAÇA MARKETING ON-LINE
Ao criar uma loja on-line, você precisa divulga-la e atrair novos clientes. Segundo Mendes, os métodos mais eficazes são estar bem posicionado nos sites de busca e utilizar o e-mail marketing caso já tenha um banco de clientes sólidos.
"Você também pode utilizar as redes sociais, sempre produzindo conteúdo que tenham a ver com seus produtos", afirma.

NÃO PEQUE NA APARÊNCIA
O layout ou aparência de um site é essencial para conquistar novos usuários. Segundo Mendes, é preciso ter cuidado na combinação de cores e criar um desenho agradável.
"Em uma loja on-line, você precisa mostrar seus produtos. É importante tirar boas fotos deles", diz.
Ele também se atenta para o cuidado na hora de descrever os produtos. "Isso é importante para o consumidor e para estar bem pareado nos sites de busca."

PENSE EM LOGÍSTICA
Ter uma logística que funcione bem é essencial. Você pode optar por realizar a entrega de seus produtos pelos Correios ou por uma transportadora própria ou terceirizada.
"Isso depende do orçamento do negócio. Hoje em dia vemos muitas empresas que optam pelos Correios e Sedex", diz Melo.
Segundo ela, os Correios têm prazos de entrega determinados, já as transportadoras podem trabalhar com prazos mais personalizados, mas têm um custo maior. "Você pode trabalhar com horários agendados, embalagens diferentes, e isso acaba tendo um preço mais alto."

ESCOLHA OS MEIOS DE PAGAMENTO
Hoje em dia muitas empresas oferecem serviços de intermediação de pagamento, como PayPal e PagSeguro, ferramenta de pagamento digital do UOL (empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha). O dono do e-commerce pode escolher quais meios serão aceitos: boletos, cartões de crédito, parcelamento etc.
Segundo Mendes, escolher uma empresa que seja conhecida no mercado ajuda a oferecer segurança para os clientes. "Se o consumidor pode pagar por intermédio de uma empresa que ele já conhece, ele se sente mais seguro para fazer a transação."

TENHA UM CANAL DE ATENDIMENTO PARA O CLIENTE
Chats integrados, formulários de contato, telefones ou e-mails. O empresário pode escolher, mas é essencial que ofereça ao cliente um meio de comunicação.
"Na loja física, você vê o vendedor. Na internet, esse tipo de ferramenta é essencial. As pequenas empresas podem aproveitar a vantagem de poderem oferecer um atendimento mais personalizado", afirma Melo.
Segundo Mendes, o mais importante é não demorar para oferecer respostas aos usuários. "Se o cliente sente que o negócio está abandonado, fica receoso de fazer uma compra."
De acordo com as novas regras do Plano Nacional de Consumo e Cidadania para o e-commerce, que começaram a valer este ano, os estabelecimentos virtuais precisam "manter serviço adequado e eficaz de atendimento em meio eletrônico, que possibilite ao consumidor a resolução de demandas referentes a informação, dúvida, reclamação, suspensão ou cancelamento do contrato".

ESCOLHA UMA BOA PLATAFORMA
Muitas plataformas, como a Magento e VirtualBiz, oferecem suporte para lojas virtuais. Essas empresas ficam responsáveis pelas questões tecnológicas.
Essa escolha é importante porque a plataforma será responsável por toda a infraestrutura do site, inclusive por suportar altos números de visitantes e operações ao mesmo tempo, por exemplo.
"Optar por uma plataforma ajuda muito. Para quem está começando, é difícil ter tempo e conhecimento para se preocupar com toda essa infraestrutura de tecnologia", diz Melo.

ATENTE-SE À SEGURANÇA
As empresas que fazem intermediação de pagamentos já garantem a segurança da transação financeira, mas é importante que você fique atento à segurança do seu banco de dados e dos dados dos seus clientes.
"O banco de dados precisa estar em um ambiente seguro, longe da ação de hackers, por exemplo", afirma Melo. As plataformas também podem oferecer essa segurança.


FONTE: classificados.folha.uol

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