Atualmente quem mais entende desta arte é o cinema e a televisão. Romances, dramas, comédias, suspenses... Todas as pessoas que já assistiram a um filme na vida têm seus nomes favoritos e lembram de diversos momentos da trama. O cinema tem o poder de prender nossa atenção e, com isso, gravar informações na nossa mente.
As histórias mexem com o emocional das pessoas. E como trazer esta carga emocional para o mundo dos treinamentos corporativos? Um bom modo é utilizar oStorytelling, técnica que consiste em encadear os conhecimentos em formato de história para transmitir um conhecimento. Muito adotada pela publicidade, a técnica permite ensinar de um modo mais interessante, utilizando a emoção. O Storytelling parte do princípio básico de que as pessoas gostam de histórias.
Uma história serve para que as pessoas aprendam com a experiência do outro. Se cada indivíduo tivesse que aprender com sua própria experiência de vida, seria um processo lento e muitas vezes doloroso. É mais fácil ver a experiência do outro e, com isso, começar a antecipar as consequências na sua própria vida. Provavelmente, uma pessoa não vai tentar uma ação que já deu errado para uma pessoa conhecida. As pessoas aprendem com as consequências de seus semelhantes.
Todos os dias novas situações nos são apresentadas e, muitas vezes, temos que dar uma resposta rápida. As pessoas não nascem sabendo como lidar com a vida ao longo dos anos. É diferente enfrentar determinada situação aos 20 e aos 60 anos, por exemplo. Todos aprendem com suas próprias vivências e também com a de pessoas próximas. Quem apresenta um histórico de experiências positivas – seja no trabalho ou na vida pessoal – acaba se tornando um padrão a ser seguido.
Relacionando estes conhecimentos com os treinamentos corporativos, é preciso criar situações que estejam relacionadas com a realidade dos colaboradores. Criar histórias que reflitam a realidade da empresa, assim o funcionário irá se reconhecer no papel do protagonista e, com isso, aprender com as consequências apresentadas.
Para introduzir o Storytelling no treinamento é preciso seguir algumas etapas: primeiro, pensar em uma metáfora, uma ambientação que possa ser dividida em episódios; segundo, pensar nos personagens, protagonistas e vilões; terceiro, criar uma estrutura que relacione os episódios, a ideia central e os tópicos do treinamento em questão; quarto, definir o desejo do personagem desde o início dos episódios; quinto, usar as consequências para mostrar como a ausência de procedimento ou o uso incorreto podem criar problemas, obstáculos ou consequências negativas para o personagem; e, finalmente, no último episódio criar uma conclusão.
Uma das principais características do Storytelling, e que garante bons resultados, é o fato de focar mais na experiência do usuário ao invés do processo. Faça o funcionário se emocionar, e ele não se esquecerá do conteúdo discutido. Focar apenas em como ele deve proceder não trará os resultados esperados para a empresa, além de ser considerado quase como um castigo pelos colaboradores. Valorizando a experiência, todos saem ganhando.
* Luiz A. Castanha é diretor da élogos Brasil – empresa especializada em treinamento de colaboradores.
FONTE: JB
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