domingo, novembro 24

6 características em comum dos empreendedores bem sucedidos

Steve Jobs

Cada um de nós tem a sua própria personalidade e é ela que nos torna incrivelmente únicos. No entanto, existem traços de personalidades comuns em determinados grupos de seres humanos que merecem ser destacados quando nos dispomos a estudá-los. No nosso caso, o objeto de estudo são empreendedores e no artigo a seguir, destaco as seis principais características que, na minha opinião, fazem a diferença na vida de qualquer empreendedor que esteja começando a sua carreira e que são comuns na vida dos empreendedores bem sucedidos.

1. Desejo insaciável

“O ponto de partida de toda realização é o desejo. Tenha isso sempre em mente. Desejos fracos trazer resultados fracos, assim como uma pequena quantidade de fogo faz uma pequena quantidade de calor.” 
Napoleon Hill
O que fazemos se queremos concluir uma corrida? Primeiro visualizamos o objetivo e depois treinamos para conseguir concluir o percurso que objetivamos concluir. O mesmo acontece quando queremos namorar alguém ou mesmo pegar um copo de água na cozinha. Agora, imagine que o seu desejo de tomar um copo de água, namorar alguém ou concluir aquela corrida seja tão insaciável que você não pare de pensar naquilo. Imagine que você lê, conversa com pessoas e assiste vídeos na internet sobre como concluir o seu objetivo? Melhor: antes de dormir você se percebe ainda pensando em como conquistar aquilo pelo qual está apaixonado!
A maioria dos empreendedores de sucesso também agem assim. Depois que eles determinam um objetivo para si, eles simplesmente “não largam o osso” até que concluam aquele objetivo. Eles são capazes de sonhar com a conclusão dos seus projetos, contratar mais gente, vender o próprio carro e a casa para conquistar aquilo que eles querem. É incrível que o simples desejo insaciável de se conseguir algo, faça com que eles conquistem aquilo que queriam.

2. Coragem

“Só quem arrisca ir longe pode, eventualmente, descobrir o quão longe pode ir.” 
Thomas Eliot
É preciso ter coragem para seguir o coração. Podemos querer muito ser dono do próprio nariz á frente do nosso próprio negócio, mas às vezes falta coragem para apagar tudo o que a nossa mente fala, para nos dedicarmos exclusivamente a fazer aquilo que o nosso coração manda. Felizmente, os empreendedores bem sucedidos à frente das suas empresas não se comportam dessa forma. Eles são totalmente apaixonados pelo o que fazem e têm coragem suficiente para colocar em jogo todas as suas fichas.
Empreender é como atravessar uma sala para ir falar com aquela paquera que está olhando para nós do outro lado. Sentimos frio na barriga por causa do medo de sermos reprovados, mas a aventura de ir até lá e fazer o nosso melhor discurso de vendas tornam o processo incrível! Quantas oportunidades podemos ter perdido por pura falta de coragem? Seja pessoal ou profissionalmente?

3. Começaram com pouco dinheiro

“O dinheiro é apenas uma ferramenta. Ele irá levá-lo onde quiser, mas não vai substituir você como o motorista. “ 
Ayn Rand
Sílvio Santos no início da sua carreira no rádio
Sílvio Santos no início da sua carreira no rádio
O empresário Sílvio Santos começou vendendo plástico para encapar título de eleitor no meio da rua e a partir desse negócio chegou a montar uma das maiores emissoras de televisão do Brasil. Bill Simon, atual CEO do Wallmart iniciou a sua carreira lavando pratos por US$ 2,50 por hora e hoje está à frente de um negócio que gera 34 mil dólares por minuto!
Em todas as biografias dos empreendedores bem sucedidos você vai encontrar o mesmo traço de personalidade. O dinheiro sempre ficou em segundo plano, servindo apenas como uma ferramenta para conseguirem atingir os seus objetivos. Se não tinham dinheiro, procuravam quem tinha, faziam conexões, iniciavam negócios menores para levantar dinheiro, mas sempre mantinham seus objetivos maiores à frente.

4. Focam no simples

“Fazer algo simples pode ser mais difícil do que fazer algo complexo: você tem que trabalhar duro para conseguir manter o seu pensamento limpo para torná-lo simples. Mas vale a pena no final, porque uma vez que você chegue lá, você poderá mover montanhas.” 
Steve Jobs
A escola nos ensinou tanta coisa que ficamos acostumados a pensar que é fazendo muita coisa que conquistamos o sucesso. Entretanto, somente o contrário é verdadeiro. É quando colocamos o foco naquilo que fazemos de melhor que conseguimos realmente atingir o sucesso.
Basta darmos uma olhada nas coisas que nos cercam e perceber quais são aquelas que mais gostamos. Provavelmente serão as mais simples e funcionais, as que não incomodam e não causam desconforto. Simples é o essencial, é aquilo que precisamos e que gera o melhor resultado com a maior eficiência.
Existe uma pequena história que diz que a NASA contratou uma empresa para criar uma caneta que funcionasse em ambientes com gravidade zero, pois o líquido dentro da caneta flutuava quando ela era utilizada no espaço. A empresa foi contratada e gastou alguns milhares de dólares para criar a tal caneta, enquanto do outro lado do mundo, na Rússia, os astronautas utilizavam lápis para escrever no espaço. Putz!
No livro Trabalhe 4 Horas por Semana, o autor Tim Ferris fala muito bem da regra dos 80/20 que diz que 80% das consequências advêm de 20% das causas. Inúmeros empreendedores ao redor do mundo fazem uso desta regra para “podar” suas empresas eliminando produtos, serviços e até clientes concentrando seus esforços para melhorar aqueles 20% que geram os melhores resultados. Eu sou um deles.

5. Paciência e persistência

“Paciência, persistência e transpiração fazer uma combinação imbatível para o sucesso.” 
Napoleon Hill
Apesar de termos passado grande parte da nossa vida construindo situações que hoje nos desagradam, queremos nos livrar delas da noite para o dia. Agimos por impulso e não nos educamos. Refletimos pouco sobre as nossas decisões e investimos pouco tempo em pesquisa. O resultado acaba sendo mais dias desagradáveis fazendo aquilo que já odiávamos fazer.
Os empreendedores bem sucedidos pensam a longo prazo e por isso cultivam paciência e persistência para progredir ao longo do caminho. Eles sabem que o sucesso não estará no mês seguinte, mas nos anos que estão vindo lá longe. Assim, eles mantém suas empresas na “estrada” consumindo o mínimo de combustível possível para chegar cada vez mais longe, sem acidentes de percurso ou tragédias que poriam fim a viagem. Eles sabem que a criação de um negócio é um processo e que a sua estabilidade enquanto negócio depende diretamente da sua própria estabilidade pessoal e profissional, cultivam a paciência em relação aos negócios, a vida e a si mesmo e por isso conseguem “de grão em grão encher o papo”.

6. Conhecem a si mesmos

“As pessoas do mundo não olham para si mesmos, e assim eles culpam um ao outro.” 
Mevlana Rumi
Para mim, a mais importante característica.
Precisamos saber quando ficamos nervosos e quando estamos nos sabotando. Também precisamos saber o que nos faz bem e aquilo que nos deixa desconfortável. Empreendedores bem sucedidos, assumem total responsabilidade sobre tudo que lhes acontece porque compreendem que foi por causa de uma pequena distração que algo desagradável aconteceu.
Muitas pessoas ainda batem na tecla comigo dizendo que nem tudo que nos acontece é nossa responsabilidade, mas se voltarmos tempos atrás veremos que quem tomou a decisão de andar fomos nós. Quem tomou a decisão de ir para a faculdade ou namorar, fomos nós. Quem tomou a decisão de dirigir um determinado tipo de carro ou comprar um determinado imóvel fomos nós.
Toda empresa está alicerçada nas costas de uma só pessoa e o quanto mais esta pessoa se conhecer e for forte o suficiente para lutar contra si mesma é melhor para a empresa.


FONTE: negociodozero

Nenhum comentário:

Postar um comentário