Tradicionalmente o marketing possuia o papel de somente atrair os possíveis clientes para dentro do funil, sendo que a partir daí o departamento de vendas iria tomar as rédeas e concluir a venda. Hoje em dia, principalmente por causa da Internet, é possível automatizar boa parte do processo através do uso de conteúdos, diminuindo assim o custo e aumentando a eficiência do funil. Nesse novo cenário o marketing possui um papel crucial e atua muito mais a fundo no processo.
O funil de vendas é tradicionalmente dividido em 3 segmentos: topo, meio e fundo e é possível gerar conteúdos para todos esses segmentos para já entregar leads (oportunidades de negócio) qualificados para o time de vendas.
Topo de funil
O público do topo do funil não está ativamente buscando por nenhum produto ou serviço e desconhece que possui algum problema a ser resolvido. Nessa etapa ele ainda está distante de se tornar realmente um cliente.
O conteúdo do topo de funil deve ter o objetivo de fazer com que o público descubra que pode ter a necessidade do seu produto ou serviço. Esse conteúdo deve ser de fácil acesso, para um público amplo e deve ser bem informativo para o cliente. Mensagens publicitárias ou textos focados demais em sua empresa são proibidos!
Exemplos
- Posts de blog
- Conteúdos multimídia
- Newsletters
Meio do funil
No meio do funil o possível cliente já está buscando soluções para algum problema e é aqui que ele será levado à decisão de compra. Conteúdo para o meio do funil deve ainda ser informativo, apresentando soluções para o público, mas sem falar demais da sua empresa.
Nesse ponto já é possível colocar uma barreira maior de consumo do conteúdo, como por exemplo um formulário para download, para a geração de leads que poderão ser transformadas em clientes. Capturar os dados do possível cliente nessa etapa é muito importante, pois assim você começará um trabalho de qualificação, além de começar um relacionamento mais próximo.
Exemplos
- Cases de mercado
- Ebooks
- White Papers
- Webinars
- Newsletters mais personalizadas
- Posts de blog, mas considerando um público mais educado sobre seu mercado
Fundo do funil
Leads de fundo de funil já estao decididos a comprar e considerando seu produto ou serviço, necessitando de maiores informações que irão ajudá-lo a tomar uma decisão. Nesse momento o time de vendas já pode entrar em ação ou não, tudo depende do seu mercado de atuação e valor do seu produto ou serviço. Vendas B2B costumam ter uma maior intervenção do time de vendas do que vendas B2C.
Nesse ponto o material já pode falar abertamente de sua empresa e da sua solução, mas de maneira a te posicionar como a melhor opção para resolver os problemas do potencial cliente.
Exemplos
- Cases de clientes
- Webinars de venda
- Exemplos de uso do seu produto ou serviço
Agora que você já sabe como usar o conteúdo para tornar seu conteúdo mais eficiente, que tal começar a montar uma estratégia para sua empresa? Faça um estudo simples em um papel (ou no bloco de notas mesmo) e imagine como é cada etapa da sua empresa!
FONTE: marketingdeconteudo
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