terça-feira, setembro 23

TCC e monografia: tem diferença?

Be Different 450x328 TCC e monografia: tem diferença?
Quem nunca percebeu que fez tudo errado até ler o TCC dos outros e descobrir que um trabalho acadêmico é bem diferente do que aquilo que você entregava para os professores com uma capa estranha?
O TCC, Trabalho de Conclusão de Curso, é um tipo de trabalho acadêmico realizado no final da graduação, em que você pesquisa e escreve sobre um determinado assunto, mostrando todo o seu conhecimento sobre ele. Tudo deve ser feito com o acompanhamento de um orientador e seguir um padrão.
Você não vai poder escrever e formatar seu trabalho como quiser, companheiro! Essa moleza acabou! Existem normas que padronizam os trabalhos e normas, como a tia lá do jardim já dizia, devem ser seguidas. Sempre. Conteúdo, espaçamentos, referências, tipos de fonte… Há vários detalhes que devem ser observados na hora de formatar seu trabalho. Isso fará com que ele tenha carinha de trabalho acadêmico.
No TCC, tudo depende. Ele pode ter vários formatos, dependendo do curso e até mesmo da instituição. O formato mais recorrente de TCC é a monografia. 
A monografia é um estudo aprofundado de um determinado assunto, portanto, se espera aprofundamento num TCC de graduação da mesma forma que em uma pós-graduação.
Só para lembrar: pós-graduação é especialização, mestrado, doutorado, pós-doutorado… TUDO o que se faz depois da graduação.
Enquanto você faz seu TCC, deixa de ser um simples espectador e para de assistir Chaves e se torna um pesquisador pronto para compartilhar novas informações com o mundo! Não é incrível?
Já ouviu a frase “tem que delimitar o tema” de algum professor? Pois é, no TCC é assim, o assunto é beeeeeem delimitado e específico. Fazer uma pesquisa é defender uma ideia, fundamentando-a com bibliografias. Conforme o assunto, consultar, por meio de questionários, entrevistas a pessoas relacionadas ao assunto, estudos de caso e ainda outras técnicas possíveis, para mostrar, com gráficos, tabelas ou outras formas de apresentação, as análises e interpretação dos resultados obtidos. Fazer pesquisa é crescer profissionalmente e adquirir conhecimento.
Viu? Não dói nada!

FONTE: tccendo

Nenhum comentário:

Postar um comentário