terça-feira, setembro 30

B.BICE + deverá impulsionar cooperações entre Brasil e países da UE


Brasil e União Europeia (UE) têm sido parceiros com estreitos laços na questão de ciência, tecnologia e inovação (CT&I). Várias chamadas públicas pelo País afora abrem oportunidades de parcerias de pesquisa em instituições do Velho Continente. Diante do cenário de cooperação, a Comissão Europeia busca fortalecer este cenário por meio do programa B.BICE +, que consiste em um projeto de cooperação entre as duas regiões do globo em CT&I. A ação é gerida pelo Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD, na sigla em francês), em parceria com a Comissão Europeia.
O projeto iniciado em outubro de 2012 é válido até dezembro do ano que vem. A empreitada é toda custeada pela Comissão Europeia, e tem projeção de investimentos da ordem de 1,5 milhão de euros. O dinheiro serve para custear uma série de processos: diálogo entre atores políticos, como ministérios e agências de fomento, pesquisa e inovação; estudos de impacto das ações; networking com atores que fazem pesquisas; além de chamadas para visitações de pesquisadores de inovação brasileiros e europeus em instituições credenciadas nas duas áreas. O foco da ação, porém, é a de fomentar oportunidades de negócios relacionados a CT&I entre o Brasil e a União Europeia.
“Essas atividades são importantes porque buscam apresentar toda a oferta dos estados-membros [da UE] e da Comissão Europeia para o Brasil. Então, as embaixadas europeias, com a delegação da União Europeia no Brasil, com o B.BICE + e outros projetos, visitam diferentes estados para apresentar toda a oferta de cooperação e, também, identificar novos parceiros”, explica a coordenadora-geral do B.BICE +, Zoraida Martinez, em entrevista exclusiva à Agência Gestão CT&I.
Uma das ações fomentadas pelo B.BICE + são rodadas de negociações entre atores de CT&I em diferentes estados brasileiros, denominados Tour Brasil. O objetivo é averiguar as potencialidades locais e mostrar aos 28 estados-membros da UE os atrativos de investimentos naquela região. Os temas das sessões são escolhidos de acordo com os interesses da unidade federativa naquele momento.
“Em alguns estados o Tour Brasil é coorganizado com a FAP local [Fundação de Amparo à Pesquisa]. Cada evento tem uma temática principal, que é escolhido pelo estado”, contou Zoraida. A próxima parada do Tour Brasil será em Florianópolis (SC), no dia 9 de outubro.
No Pará

Uma das ações de aproximação entre atores de CT&I brasileiros e europeus aconteceu durante o 24° Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas, organizado pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), em Belém (PA). O B.BICE + financiou a ida de 50 pessoas para participarem de rodadas de negociação, no modelo B2B. Segundo Zoraida Martinez, mais de cem encontros entre pesquisadores e empresas foram promovidos na rodada.
No ano que vem

Em setembro de 2015, o B.BICE + promove o Fórum da Ciência, Tecnologia e Inovação. O evento acontecerá na cidade de Marselha, na França, e servirá para identificar os desafios da cooperação dos atores em pesquisa e inovação no Brasil e na Europa.




FONTE: Agência Gestão CT&I

Nenhum comentário:

Postar um comentário