segunda-feira, setembro 29

2014: o ano de viver perigosamente online

Artigo



Novas táticas cruéis de malware exigem vigilância ainda maior
Como você deve ter ouvido falar, 2013 foi o ano da megaviolação. Os criminosos cibernéticos revelaram a série mais cruel de ataques da história com 10 milhões de registros de dados roubados.* Agora mais do que nunca, é necessário ter cuidado quando estivermos online, pois os ataques que enfrentamos são os mais cruéis já vistos. 
Para ajudar você a manter sua segurança, fizemos uma lista de alguns ataques disseminados no ano passado para que você fique atento e saiba como evitá-los. Também apresentamos alguns procedimentos proativos que você pode iniciar agora mesmo a fim de proteger melhor o computador.
  • Cryptolocker: "ransomware" é uma nova variação tecnológica de um crime antigo. As vítimas normalmente recebem esse golpe de extorsão na forma de um pop-up ou e-mail que afirma desesperadamente: "A menos que você pague agora, poderá nunca mais ver os arquivos do seu computador novamente!". Esse golpe rendeu com certeza milhões de dólares aos criminosos. 

    O que você deve fazer: não abra arquivos executáveis no seu e-mail. Mesmo que eles pareçam seguros, exclua-os. O cryptolocker normalmente ataca através de e-mails contendo malware nos arquivos zip anexados. Portanto, uma segurança atualizada contra malware é essencial. Geralmente, ele é criado com engenharia social, fazendo com que o e-mail pareça vir de seus amigos ou com a ideia de que você está ajudando uma boa causa. Não é nada disso. A única coisa que você vai fazer é ajudar esses ladrões a se enriquecerem.
  • Gameover Zeus: também conhecido como “Zbot,” esse Cavalo de Troia vem infectando milhões de pessoas em todo o mundo desde 2011. Geralmente, ele também é enviado por e-mail, normalmente como uma fatura inesperada. A ideia é você receber uma conta anexada e abri-la imediatamente, querendo saber do que se trata. Nesse caso, é um malware usado para obter acesso à sua conta bancária. 

    O que fazer: se você receber um e-mail com um anexo suspeito, exclua-o. Muitos desses golpes exigem que você tome alguma medida e convide o mal para entrar na sua casa. Pense antes de agir. Se você não estiver esperando um anexo, o mais provável é que seja um malware. Caso seu computador seja infectado, faça o download da ferramenta de remoção aqui.
  • Tinder Spam: esse malware é derivado do Tinder, um aplicativo popular para dispositivos móveis usado para relacionamento online, o que o torna um alvo atraente para os criminosos cibernéticos. Os usuários começaram a receber spam que convenciam as vítimas a fornecer os detalhes de seus cartões de crédito. O mesmo golpe agora evoluiu para perfis falsos de adultos. 

    O que você deve fazer: mais uma vez, pense antes de agir. Como observamos, o sucesso de muitas táticas dos criminosos cibernéticos depende das medidas tomadas pelas vítimas, normalmente imediatas. Se algo parecer suspeito, provavelmente há uma boa razão para isso. Exclua-o e nem pense duas vezes.
  • Dragonfly: também conhecido como “Energetic Bear”, este grupo de criminosos conta com e-mails para distribuir malware oculto (notou algo em comum aqui?) e causar interrupções (ou até mesmo pane geral) em empresas de energia elétrica. Ele vai muito além de simplesmente convencer algumas pessoas ingênuas e mostra como esses novos ataques podem ser cruéis. 

    O que você deve fazer: você provavelmente não será atacado diretamente por esse grupo, mas poderá sentir os efeitos do malware. Mantenha a vigilância da sua segurança online, sabendo que os criminosos cibernéticos estão agora tentando novas formas de malware, mais hostis e menos óbvias.
Não relaxe sua vigilância. Como regra geral, use senhas fortes e altere-as de três em três meses. E ouça sua intuição: se alguma coisa online parecer estranha, provavelmente é porque há algo errado.
Os criminosos cibernéticos estão mudando suas táticas e direcionando os ataques para todos os lados. O Norton 360™ Multi-Device mantém você seguro em todos os seus dispositivos, incluindo PCs, Macs®, iPhones, iPads, além de smartphones e tablets Android. Saiba mais.


FONTE: clubNorton

Nenhum comentário:

Postar um comentário