quinta-feira, setembro 25

Quer emprego na Petrobras? Inscrição para seleção abre hoje

Petrobras abre oportunidades em diversas áreas de nível superior e médio/técnico. Para engenheiros, o salário ultrapassa os 8 mil reais

                     Wilton Junior/Agência Estado
Operários da Petrobras "embrulhados" na bandeira do Brasil, na Plataforma P-26, na Bacia de Campos
Petrobras: aprovados no processo serão contratados no regime CLT



Petrobras, empresa preferida dos estudantes de administração e engenharia no Brasil, vai selecionar milhares de profissionais de nível médio/técnico e superior. As inscrições para o processo seletivo começam hoje, segundo o edital.

São 663 oportunidades imediatas e outras 7.425 para cadastro de reserva. Os salários começam em 2.821,96 reais. A remuneração inicial para quem tem nível superior é de 7.501,06 reais e, para engenheiros, chega a 8.081,98 reais.

As funções que exigem nível superior são nas áreas de administração, logística, contabilidade, enfermagem, medicina, engenharia (civil, equipamentos, petróleo, processamento, produção, segurança), geofísica e comunicação social (relações públicas).
Dentre estas oportunidades o cargo com mais vagas é de engenheiro de equipamentos júnior, na área de mecânica, com 23, seguido por engenheiro de petróleo júnior, com 21 vagas.
Para o nível técnico são diversas áreas contempladas no edital como, por exemplo, exploração de petróleo, química de petróleo, elétrica, mécânica eletrônica, projetos, operação logística, entre muitas outras.
O cargo com mais oportunidades neste nível é técnico de operação júnior, com 151 vagas e técnico de manutenção júnior, na área de mecânica, com 61 vagas.
As oportunidades são para trabalhar nos polos das cidades de Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Macaé (RJ), Paulínia (SP), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Santos (SP), São José dos Campos (SP), São Mateus (ES), São Mateus do Sul (PR), São Paulo (SP) e Vitória (ES) e dos estados da Paraíba, Alagoas, Pernambuco, Santa Catarina, Sergipe, Amazonas, Ceará, Pará, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul.

Boa chance pra início de carreira

“A Petróleo Brasileiro S.A. continua sendo, como maior estatal brasileira, um bom emprego, especialmente para início de carreira”, diz Sérgio Camargo, especialista em concursos públicos.
Apesar de não garantir estabilidade aos candidatos vale muito a pena pela garantia de emprego e salários atrativos, na opinião de Polyanna Dieine, professora do Signorelli concursos. Conforme publicado no edital, os aprovados serão contratados no regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
A oferta de cargos é bem específica o que favorece profissionais que não encontram suas funções em outros editais, segundo Karina Jaques, professora do curso online Agora Eu Passo.
Além dos salários atrativos, Karina e Rodrigo Janiques, coordenador do C3 Concursos, destacam que a Petrobras oferece benefícios vantajosos como plano de carreira, plano de saúde, participação nos lucros da empresa, entre outros.
Para quem está iniciando a trajetória de carreira a ampla oportunidade de crescimento e desenvolvimento profissional é um dos principais atributos que tornam a Petrobras a queridinha dos universitários, segundo pesquisa realizada pela Universum.

O que esperar da prova

A responsável por organizar o processo seletivo da Petrobras é a Cesgranrio. “Esta banca costuma ter um nível intermediário de dificuldade e exige dos candidatos capacidade de visualização e interpretação”, diz Rodrigo Janiques. A prova está marcada para o dia 7de dezembro.
Diferentemente do Cespe, a Cesgranrio não costuma apresentar questões muito longas e, em geral, mantém o mesmo padrão de dificuldade em todas as disciplinas.
“O tipo de prova da Cesgranrio é múltipla escolha, com uma linguagem fácil e objetiva e, como há muitas provas anteriores, o candidato pode se familiarizar com as questões”, diz Karina, do curso online Agora Eu Passo.

Vale lembrar que a avaliação terá 70 questões divididas em conhecimentos básicos, com 20 questões, e específicos, com 50 questões.
Os conhecimentos básicos são de português e inglês. A parte de conhecimentos específicos é formada por três blocos: o primeiro com 20 questões e os outros com 15 cada um.

O desempenho no bloco 1 é o primeiro critério de desempate. “Numa prova sem redação, o número de empates é muito elevado e, se o candidato conseguir uma boa nota no bloco 1 da prova, sairá na frente dos demais”, diz Janiques.
Além das disciplinas básicas, Sérgio Camargo indica aos candidatos que reforcem os estudos nos temas específicos. “Especialmente os que se referem a meio ambiente, tema sempre recorrente no sistema Petrobras”, diz.


Serviço:

Processo Seletivo da Petrobras
Inscrições: de 25 de setembro a 20 de outubro pelo site da Cesgranrio.
Taxa de inscrição: 40 reais para nível médio e 58 reais para cargos de nível superior.
Provas: 7 de dezembro




FONTE: Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário