quinta-feira, setembro 25

Os três pilares de uma gestão eficaz

Com a correria do dia a dia, muitas vezes deixamos de pensar e trabalhar no que realmente pode fazer a diferença em nossa empresa


Dia a dia atribulado, milhares de e-mails, ligações, compromissos. Aquele cliente especial que precisa de atenção, o projeto que precisa ser acompanhado, essas e outras atividades que acabam tomando nosso tempo e quando percebemos o final do dia chegou e não sobrou tempo para pensar e trabalhar em assuntos importantes, mas que podem esperar até amanhã. Será mesmo que podem?

Infelizmente essa tem sido a realidade de muitas empresas, os assuntos diários ocupando espaço daquilo que realmente faz a empresa crescer e prosperar. Independentemente do tamanho de seu negócio, um planejamento assertivo associado a um bom método de controle e acompanhamento e uma gestão eficaz de pessoas pode fazer a diferença no resultado de sua empresa.

Planejamento

Um bom planejamento precisa ser composto de duas abordagens: qualitativa e quantitativa.

Na abordagem qualitativa é preciso ao menos definir os objetivos da empresa, realizar uma análise de swot, avaliar os cenários, o ambiente externo e interno, definir as estratégias de marketing, RH, enfim, um modelo de negócios plausível e que esteja alinhado à realidade da empresa.

Na abordagem quantitativa é necessário elaborar um orçamento mais detalhado para o ano seguinte e uma previsão macro para os próximos 5 anos. Também é necessário definir as metas para cada um dos objetivos traçados. Ao elaborar o orçamento é que surgem questões importantes a serem avaliadas, como definição de centros de custos, critérios de rateio, avaliação de custos dos produtos e serviços comercializados, definição de volume e preço de vendas e também os investimentos a serem realizados no período. É através dessa avaliação que é possível planejar a lucratividade da empresa e garantir sua viabilidade.

Controle

De nada adianta um bom planejamento se durante sua execução não existir um bom método de acompanhamento e gestão que permita garantir a realização do plano e ações, medir os resultados, avaliar sua eficiência, definir novas ações que viabilizem o atingimento das metas e também, quando necessário, replanejar. Sim, porque um bom planejamento é “vivo” e vai se adequando a ajustando a medida que vai sendo realizado.

Uma questão que requer uma atenção especial é a elaboração de uma boa política de medições muito alinhada aos objetivos estratégicos. Através das medições é que é possível avaliar se as estratégias estão sendo eficazes para o atingimento dos objetivos. Permite que sempre que identificados desvios nos resultados esperados, sejam elaboradas ações que reconduzam o negócio e viabilizem as metas traçadas.

Como diziam Kaplan e Norton: “O que não é medido não é gerenciado”.

Pessoas

Por último, mas não menos importante, uma boa gestão de pessoas faz a diferença no sucesso de uma empresa. De nada adianta um bom planejamento e um controle eficiente se as pessoas não estiverem motivadas e não se sentirem parte da empresa e dos objetivos. Os planos podem organizar, mas quem os executam são as pessoas. São elas que estão em frente ao cliente, liderando projetos, responsabilizando-se por resultados, buscando o crescimento da empresa e consequentemente seu crescimento pessoal.

Algumas empresas acreditam que apenas bons salários motivam. Mas a real motivação não provém unicamente da remuneração. É necessário que cada um saiba seu papel, seu objetivo e suas responsabilidades, enfim, o que a empresa espera dele. É preciso que sejam realizados feedbacks sobre seu desempenho, pois é através dele que é possível melhorar, crescer, prosperar. É necessário ouvir cada uma das pessoas. Cada indivíduo é único e possui seus próprios anseios, dificuldades e objetivos. Entender cada um e proporcionar meios para seu crescimento é a forma que a empresa possui de criar um ambiente motivador e que ao mesmo tempo proporcione os melhores resultados para o negócio. Por fim, líderes eficazes, que conquistem o respeito de sua equipe e trabalhem de acordo com as diretrizes da empresa, fazem com que todos busquem o resultado coletivo.

Com esses três pilares bem fundamentados o sucesso da empresa está garantido, basta a cada gestor priorizá-los e torná-los cultura dentro da organização.




FONTE: administradores

Nenhum comentário:

Postar um comentário