segunda-feira, setembro 29

Para evitar horas extras, escritório desaparece às 18h

Em estúdio de design holandês, ao fim do expediente, as mesas são içadas por cabos de aço e o ambiente de trabalho se transforma. Entenda

Escritório da Heldergroen, em Amsterdã
Escritório da Heldergroen: ambiente foi projetado com materiais sustentáveis

 Escritório da Heldergroen, em AmsterdãEscritório da Heldergroen, em AmsterdãMesa sendo içada no escritório da Heldergroen, em AmsterdãEscritório da Heldergroen, em Amsterdã

O estúdio de design Heldergroen, em Amsterdã, na Holanda, encontrou um jeito irreverente de banir as horas extras entre seus funcionários. Quando o relógio marca 18h, o fim do expediente, as mesas de trabalho simplesmente desaparecem - junto com tudo o que estiver em cima.

  Por meio de um sistema parecido com o usado por grandes teatros para mudanças de cenário, os tampos das mesas ficam presos ao teto por cabos de aço e podem ser içados com o simples acionamento de um botão. Os objetos restantes são equipados com rodinhas, o que permite que o ambiente se transforme em poucos minutos.

"Nós podemos levantar as mesas e fazer da sala toda uma pista de dança, um estúdio de ioga, um lugar para uma sessão de tendência, uma recepção para networking ou qualquer coisa que você imaginar - o espaço é literalmente seu", contou Sander Veenendaal, diretor criativo da empresa, à Fast Company.

Segundo o executivo disse à revista, à noite e aos fins de semana, a agência oferece o espaço para os empregados fazerem o que quiserem, de graça. Ele acredita que, ao fazer isso, a companhia "eventualmente receberá algo de volta".

A iniciativa, de acordo com ele, acaba "forçando" os funcionários a ter mais qualidade de vida. "Você sabe quando é a hora de relaxar ou fazer outra coisa que te inspire".

Sustentável

Além de móvel, o escritório da Heldergroen é sustentável. Ele foi projetado no lugar de uma fábrica de chocolates abandonada e toda a mobília foi feita com materiais descartados pela vizinhança.


Para os armários, por exemplo, foram usadas portas de carros prensadas e para as mesas, madeira de postes telefônicos antigos. O espaço foi desenvolvido pela empresa holandesa de arquitetura Zecc Architecten Utrecht. 




FONTE: Exame




Nenhum comentário:

Postar um comentário