sexta-feira, setembro 26

Marketing operacional: 6 dicas de valor

Deveria ser óbvio: nenhuma estratégia de marketing pode existir sem que ela esteja acompanhada de um plano de marketing operacional.

Conceber uma estratégia e não dotá-la de ferramentas, aquelas necessárias para que seus objetivos sejam atingíveis, é mais frequente do que imaginamos.

E para assegurar que nada esteja escapando entre os dedos, seja por falta de conhecimento, seja por falta de atenção, deixo aqui algumas boas práticas e reflexões:
  • Os segmentos estão bem identificados?
O plano de marketing operacional chega através de várias ações aos clientes. Temos que nos assegurar que a mensagem é a melhor mensagem, que está chegando ao cliente certo, através do correto suporte de comunicação e pelo canal correto. Voce conhece as razões pelas quais seus clientes compram? E as razões dos não clientes?
  • Os objetivos, em termos operacionais, estão em perfeito alinhamento com a estratégia?
Os objetivos gerais do plano de marketing são geralmente do tipo: aumentar o faturamento, o volume de vendas, manter ou desenvolver a rentabilidade, tomar partes de mercado, penetrar em novos segmentos….É de fundamental importância que os objetivos do plano operacional concorram para a construção do objetivo geral. Exemplo: uma ação para ampliar os seguidores de seu site é definitiva na conquista de novas partes de mercado? Não, se ela não estiver associada a outra(s) ações que contribuam para o objetivo maior.
  • Os indicadores para cada ação estão bem definidos e identificados?
A chave do sucesso aqui é manter uma estreita conexão entre cada objetivo, portanto cada ação, a um ou mais indicadores de resultado, em especial àqueles que incidem sobre a entrada de pedidos, novos clientes, ampliação do tráfego de mercadorias, ticket médio, etc.
  • Voce tem uma visão clara e inequívoca do conjunto de ações de comunicação?
Existem vários tipos de planos de marketing operacional: por objetivo de comunicação (distribuidores, especificadores, …), por tipo de produto (lançamento, maturidade…) ou por suporte de comunicação. O fundamental é ter uma visão de conjunto a fim de organizar a visibilidade da marca e de reforçar a eficácia das ações.
  • As mensagens estão alinhadas com o posicionamento da marca? Revisar, criticar e se necessário……..coloque tudo no chão e reconstrua!
  • Voce pensa e planeja multi-canal?
    Já não é de ontem que temos que pensar e agir sobre: interatividade, geolocalização, reatividade. Ações multi-canal, suportadas pela estratégia, são as chaves que abrem as portas de uma relação durável com seus clientes.
E agora, tem certeza que tudo está em ordem para ser colocado em prática?



FONTE: Adnews

Nenhum comentário:

Postar um comentário