quarta-feira, outubro 2

Gestor, você sabe administrar e evitar conflitos?




Conheça as principais causas de conflitos nas organizações e as dicas de dois especialistas para combatê-los


Acontece com mais frequência do que você imagina. Basta uma divergência de opinião, uma conversa mal entendida e pronto, lá está o conflito que pode prejudicar as relações entre os colaboradores e comprometer o próprio negócio. Mas como o gestor deve proceder para prevenir e administrar esse problema?


Essa pergunta, que não quer calar, primeiramente deve ser analisada do ponto de vista comportamental das relações humanas. Um líder deve ter em mente que as características de cada colaborador interferem em suas relações de trabalho. Segundo Homero Reis, especialista em coaching  ontológico no Brasil e na América Latina, é muito difícil prever os conflitos, que podem estar submersos em inúmeros mecanismos de defesa. "Sua existência corrói as bases das relações e dificulta o processo conversacional. Consequência disso são a queda da produtividade, da motivação e a piora no clima organizacional."

Para ele, uma das alternativas para administrar essas situações é saber lidar com as diferenças e construir uma cultura do consenso, da conversa, do acolhimento. "É ser capaz de entender que diferentes pontos de vista estimulam o processo de aprendizagem relacional", diz.

Já o diretor de recursos humanos para a América do Sul da Umicore Brasil, Celso Montovani, explica que o gestor tenta evitar o assunto, por não ser algo agradável. "Em situações extremas o resultado é afetado, já que as equipes desviam seu foco dos objetivos, o que acaba ajudando a piorar ainda mais o clima."

Confira as dicas que os dois profissionais oferecem para os gestores evitarem conflitos em suas organizações:

* Não é fácil prever conflitos, mas o gestor deve ser capaz de conversar, promover relacionamentos e estimular o senso de aprendizagem entre seus colaboradores;

* É importante que o gestor enfrente as situações, inclusive utilizando-se de ajuda externa (RH ou coach) muito recomendadas em certas situações;

* O gestor deve estar altamente alinhado e inteirado do que acontece na sua área e com seu time, ajudando inclusive a administrar eventuais barreiras e problemas do dia a dia para que o resultado seja alcançado. Resultado alcançado é um antídoto ao conflito, quem sabe "repelente" seja a melhor definição.


FONTE: RevistaMelhor

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