O E-Commerce como conhecemos hoje surgiu no início da década de 90, e desde então vem sendo chamado por diferentes nomes, mas um detalhe se manteve inalterável:
Os consumidores querem sites de fácil manuseio. Quando as empresas deixam de oferecer boa usabilidade as vendas apresentam desempenho inferior ao seu potencial. Não adianta alocar grandes verbas em anúncios e promoções se o site é mal vendedor ou simplesmente não sabe vender. Para obter sucesso no mundo do e-commerce os sites devem ser desenvolvidos para venderem, e bem!
Diversos métodos podem revelar se a usabilidade do site – e de seu carrinho de compras – opera corretamente. Uma delas é utilizar ferramentas de análises como o Google Analytcs, por exemplo, que permite estudar o comportamento dos usuários gratuitamente. Quando perceber algo estranho procure determinar o problema! É de suma importância que entenda a forma como seu sistema opera, a fim de monitorá-lo e aprimorá-lo.
Também existem laboratórios de usabilidade, espaços utilizados para realizar testes com consumidores até mesmo antes de o site ser lançado. Através deles é possível identificar lacunas de usabilidade com uma precisão superior a qualquer software disponível na internet. São problemas invisíveis ao “olho mecânico” e requerem estudo minucioso por parte de especialistas. Porém, tanta eficiência tem seu preço, apesar de o custo benefício ser vantajoso, a menos que tenha verbas para tal dispêndio procure outra opção.
Abaixo abordarei alguns fatores que podem influenciar positivamente na usabilidade do carrinho de compras:
Elementos do carrinho de compras: Antes de atingir um nível satisfatório de usabilidade alguns elementos devem ser desenvolvidos e controlados. Nem tudo poder ser superado, mas em parte contido. Entender a natureza humana e como as pessoas utilizam o seu site pode ajudar a escolher elementos que realmente sejam úteis aos consumidores.
Feedback visual: Consumidores têm a necessidade de visualizar uma confirmação visual das ações que realizam no site. Sistemas que não fornecem feedbacks visuais da transação correm o risco de perder a venda, uma vez que geram insegurança entre os compradores e passam a impressão que não operam corretamente.
Evite JavaScrip: Esta linguagem de programação necessita que o navegador do usuário forneça suporte a ela para funcionar. Por exemplo, se o feedback visual for desenvolvido em JavaScrip e o navegador do cliente não suporta esta linguagem o recurso não irá funcionar. Logo, causará o efeito negativo mencionado anteriormente. É desaconselhável que as funções vitais de seu carrinho sejam desenvolvidas em JavaScrip.
Evite Flash: O problema é semelhante ao do JavaScrip. Porém, mais grave. Este recurso não apenas requer a instalação do Flash no navegador do usuário como também a versão que o site utiliza. Todos aqueles que possuem versão anterior terão que atualizar para utilizar o site. Os consumidores podem migrar para outra loja caso seja necessário uma atualização. No mínimo, serão redirecionados ao site da Adobe (fabricante do flash) para baixar a nova versão e começar o processo de compra desde o início.
Utilize cores de forma inteligente: Cores desempenham função determinante para obter boa usabilidade. Elas devem ser empregadas com objetivo de hierarquizar os elementos do carrinho e sinalizar ao consumidor seu próximo passo. Por exemplo, se o azul for a cor predominante utilize o verde em elementos com maior prioridade, como o botão “Comprar”, por exemplo. Tonalidades do azul – neste caso – também podem ser utilizadas. Além disso, quando bem aplicadas contribuem com a estética do site.
Processo de pagamento ágil e fácil: Ele deve ser o mais curto e fácil possível. Quanto mais rápido o cliente finalizar o processo de pagamento maiores são as chances de comprar e ficar satisfeito com sua empresa.
Mostrar etapas do processo de pagamento: Cada etapa do processo deve indicar o número total de passos a serem seguidos, assim como a etapa atual. Isso ajudará os consumidores saberem o que fizeram e o que precisa ser feito.
Pedir informações na ordem correta: Informações de cartão de crédito nunca devem ser solicitadas até o cálculo e a apresentação de todos os encargos que incidem na compra. Pedir esta informação antes de divulgar as despesas totais aumenta as chances do cliente abandonar sua loja.
As vantagens de oferecer boa usabilidade aos consumidores são enormes: o processo de compras se torna menos ameaçador e mais convidativo. Compreender a forma como os usuários utilizam o site ajuda converter visitantes em compradores.
FONTE: E-Commerce News
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