LinkedIn, Facebook e Twitter são os preferidos das empresas para encontrar informações e verificar a postura dos profissionais
78% dos entrevistados da pesquisa do site Jobvite já contrataram alguém por contato nas redes sociais
Não é mais novidade: os recrutadores estão verificando os perfis dos candidatos nas redes sociais antes de decidir a contratação. Pesquisas e relatos mostram que essa pode ser uma das melhores fontes de informação sobre as pessoas, além de conectar empresas e profissionais, vagas e interessados. Mas, afinal, em que redes os recrutadores mais procuram? E o que eles analisam?
Uma pesquisa realizada pelo site americano Jobvite traz o perfil dessas buscas em 2013. Segundo os dados, 94% dos recrutadores usam ou planejam usar as redes sociais em suas análises e 78% já contrataram alguém por contato nessas redes, sendo que 92% fizeram contato pelo LinkedIn, 24% pelo Facebook e 14% pelo Twitter, que ainda são os preferidos das empresas. No entanto, o Instagram já começa a aparecer entre as fontes. Eles procuram por sinais de experiências profissionais, habilidades e questões culturais que se encaixem no processo.
Dentre os entrevistados, 42% reconsideraram um candidato baseado no conteúdo visto em seu perfil nas redes, positiva ou negativamente. Um ponto importante: erros de gramática, ortografia e pontuação despertam reações negativas nos empregadores 60% do tempo.
Os pontos positivos apontados com o uso das novas ferramentas incluem melhora no tempo de contratação (33%), qualidade dos candidatos (49%) e quantidade de candidatos (43%). “O ‘recrutamento socials’ cresceu e está sendo adotado nas empresas de todo o mundo. Qualquer um que não leve em consideração as referências sociais está abaixo da curva”, diz o estudo.
Confira os principais números da pesquisa:
FONTE: Pense Empregos
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