Cerca de 43% dos empregadores desistiram de uma aprovação por encontrar informações desfavoráveis sobre o comportamento dos profissionais
Assim como na vida social, em que as pessoas procuram os perfis nas redes sociais daqueles que acabaram de conhecer, no mundo corporativo a prática é a mesma. As redes sociais são uma espécie de vitrine e uma pesquisa do CarrerBuilder mostra que isso pode custar a vaga. Cerca de 43% dos empregadores que verificam o comportamento nas redes sociais dizem que encontram informações desfavoráveis, que impedem a contratação.
Os motivos variam, mas todos provam que é preciso pensar duas vezes na hora de postar. Confira:
- Candidatos postaram fotos e informações provocativas ou inapropriadas (50%)
- Haviam postagens sobre candidatos bebendo ou usando drogas (48%)
- Candidato postou palavrões sobre o empregador (33%)
- Provas de que o candidato tem pouco vocabulário ou dificuldades de se expressar (30%)
- Candidato fez comentários discriminatórios sobre raça, gênero, religião, etc. (28%)
- Candidato mentiu sobre suas qualificações (24%)
No entanto, nem tudo está perdido! Alguns gestores acreditam que se aproximaram de candidates por causa das redes sociais e acabaram achando eles mais atrativos. Um em cada cinco empregadores disseram ter encontrado alguma informação que fez com que eles contratassem um candidato. As principais foram:
- Candidato tem uma imagem profissional (57%)
- Candidato causa boa impressão sobre sua personalidade (50%)
- Candidato tem bons contatos, e demonstra ter interesses variados (50%)
- Candidato tem boas informações sobre suas qualificações profissionais (49%)
- Candidato é criativo (46%)
- Candidato com boas habilidades de comunicação (43%)
- Outras pessoas postaram boas referências sobre o candidato (38%)
“Os empregadores estão usando todas as ferramentas disponíveis para afirmar suas decisões de contratação. Por isso, o uso das redes sociais continua crescendo”, explica Rosemary Haefner, vice-presidente de Recursos Humanos do CareerBuilder.
Para garantir que seu perfil manda a mensagem correta para qualquer pessoa – incluindo possíveis contratantes, Rosemary sugere:
:: Faça uma pesquisa sobre você mesmo: a forma mais fácil de encontrar informações sobre alguém, hoje em dia, é fazer uma pesquisa simples no Google e outros sites de busca. Experimente isso com seu próprio nome. Você vai encontrar o que qualquer um pode encontrar, e poderá remover aquilo que não quer que ninguém veja.
:: Veja suas configurações de privacidade: as ferramentas de redes sociais estão em constante atualização e mudam as configurações de privacidade com freqüência. Verificar de vez em quando o que está público ou privado é uma boa prática em sua conta pessoal.
:: Mostre seu talento: essa é a oportunidade de produzir boas evidências sobre você mesmo. Poste fotos sobre suas atividades, prêmios ou conquistas que você gostaria que um empregador soubesse.
:: Cuide com as marcações: não é porque você é cuidadoso com suas informações que os outros também serão. Fique atento ao que os seus amigos postam em seu perfil ou em que fotos e informações você está sendo marcado.
FONTE: Pense Empregos
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