As ferramentas de busca, principalmente Google e Bing, são hoje as maiores vitrines que se pode acessar na internet. Além de serem fontes de informação, são o ponto de partida para muitos usuários buscarem por novos serviços, produtos, pessoas e marcas. Mais do que isso, estar bem rankeado nesses buscadores significa uma maior exposição orgânica e gratuita.
Para alcançar o topo é fundamental investir tempo e energia no desenvolvimento de técnicas de SEO. SEO, do inglês search engine optimization, significa otimização para mecanismos de busca e representa um conjunto de estratégias que tem como objetivo potencializar e melhorar o posicionamento de sites nas páginas de resultados orgânicos (naturais, sem uso de anúncios ou links patrocinados).
Técnicas de SEO não são exclusivas de desenvolvedores e programadores web e não devem estar presentes apenas no código do site. Muito pelo contrário, escritores tem um papel fundamental no resultado desse ranking e podem ajudar ativamente a melhorá-lo.
O Google, principal buscador da internet hoje, utiliza um algoritmo de indexação muito rígido em relação à forma como se faz SEO, punindo quem tenta driblá-lo através de troca artificial de links ou outras estratégias de black hat . Por outro lado, favorece muito quem faz uso de boas práticas. Sobre elas é que falaremos abaixo.
Palavras em negrito não são subtítulos!
Muitos escritores tem a falsa ideia de que utilizar subtítulos em negrito é suficiente para ser indexado pelo Google. Na verdade, o algoritmo de busca destaca títulos separados por tags HTML do tipo h1, h2, h3, etc. Essas tags funcionam como marcadores de importância, dizendo para o buscador o que é título, subtítulo e corpo do texto.
Dessa forma, é importante que a ferramenta de texto que você está usando ou mesmo sua formatação esteja de acordo com essa pequena regra. Divida o que é título, subtítulo e texto utilizando tags HTML e não apenas negrito, itálico ou qualquer outro tipo de formatação. Isso ajudará não apenas no SEO da sua página, mas também na clareza e orientação do texto.
Invista no seu conteúdo textual e visual
Boas técnicas de SEO são importantes, mas tudo gira em torno do seu conteúdo. Escrever conteúdo relevante e atual é fundamental para um bom rankeamento e os mecanismos de busca sabem quando você está apenas replicando conteúdo alheio ou escrevendo artigos que buscam apenas indexar seu site em determinadas palavras-chave.
O uso de imagens para ilustrar seu texto também é uma técnica bem vista pelos algoritmos de busca, mas deve ser acompanhada de descrições claras que sirvam para complementar o conteúdo. Ou seja, imagens ilustrativas apenas não tem a mesma relevância que uma imagem que se relacione com o texto ou até mesmo um gráfico. Além disso, seu conteúdo será rankeado na busca por imagens, não apenas na textual.
Link building
Bom conteúdo também serve para atrair mais leitores e mais referências em outros sites. Ou seja, além de provedor de conteúdo você se transformará em fonte de referência. Links para seu site ajudarão a tornar seu blog mais relevante e melhor posicionado. Não esqueça, também, de abastecer seus textos com referências e links que ajudem a trazer mais informação para o leitor. Isso é muito importante para fidelizar o leitor e fazê-lo voltar outras vezes.
O novo algoritmo de busca do Google dá atenção à qualidade do conteúdo que você está linkado e para onde está apontando seus links. Isso significa que, se algum site com conteúdo ruim linkar o seu conteúdo, você também sai perdendo. A intenção do Google é criar uma rede de bom conteúdo, rebaixando blogs que prezam pela troca artificial de links ao invés de links atraidos pelo bom conteúdo.
A avaliação da qualidade é feita, principalmente, através das taxas de rejeição e interação social desses sites, além de uma variedade de outros sinais de qualidade. Mais do que nunca, o link building precisa ser focado em fornecer valor real aos usuários.
Google Authorship
Apesar de ser uma ferramenta ainda pouco utilizada por escritores, o Google Authorship é um poderoso aliado para criadores de conteúdo. Através dele é possível identificar facilmente o autor de um texto e, assim, aumentar a credibilidade do mesmo.
O código de Author deve ser inserido na página de cada post (geralmente isso é feito de maneira automática pelo sistema), de maneira a identificar um autor e associá-lo a seu perfil no Google Plus. Dessa maneira todo o conteúdo produzido por uma pessoa, mesmo em vários sites diversos, fica atrelado a seu perfil, aumentando a relevância e posicionamento dos textos escritos por ele (caso sejam textos de qualidade, obviamente).
Por isso você como autor deve manter um perfil atualizado do Google Plus e associar esse perfil aos textos que criar e publicar na Internet.
Introduzir essas técnicas ao longo da sua produção de conteúdo é mais uma questão de hábito do que conhecimento técnico e deverá ser pensada como estratégia de médio à longo prazo, já que os resultados demoram para aparecer. Ainda assim, é a melhor maneira de se estar visível na internet.
(Imagem destacada por: venimo / Shutterstock)
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