quinta-feira, outubro 24

CRITÉRIOS DE DESEMPATE NA ESCOLHA DE UM COLABORADOR

Vamos desempatar? Gestores consideram a postura e características pessoais como critério de desempate ao escolherem um colaborador


Em um processo seletivo para a escolha de um colaborador, o gestor se depara com a seguinte situação: "Tenho bons candidatos, mas qual devo escolher para a vaga?". Pois é, essa dúvida permeia boa parte dos recrutadores e profissionais de RH e uma das soluções é usar algum critério de desempate que se adapte as políticas de contratação e qualificação da empresa. 


A MELHOR realizou entre os meses de setembro e início de outubro uma enquete entre os seus internautas do site e redes sociais para apurar os critérios de desempate na escolha de um colaborador. O resultado mostrou que a postura e as características pessoais estão entre as mais observadas pelos recrutadores (60,9%).

Esse critério pode mudar de acordo com a empresa, área ou cargo de acordo com Angelica Nogueira, gerente de RH da Catho, que afirma haver diferentes critérios entre vagas operacionais x gerenciais, por exemplo. "No caso das vagas de gestão, a postura e características pessoais são altamente relevantes, na sequência, ponderamos as experiências profissionais dado a responsabilidade na condução de equipes, processos e resultados. Para as vagas operacionais é mais relevante o senso de humor e facilidade de se, em razão de que serão treinados nos sistemas e processos sendo possível 'treiná-los' conforme necessidades e expectativas da empresa."

Isso mostra a preocupação do gestor em avaliar não só as competências profissionais, como também pessoais dos candidatos. "Hoje em dia muitas empresas valorizam o comportamento do profissional e a facilidade de relacionamento, uma vez que a experiência e os demais conhecimentos podem ser adquiridos ou aprimorados no dia a dia", relata Angélica. Essa tendência é evidenciada também na enquete, onde apenas 13,7% dos profissionais de RH contam a experiência profissional como critério de desempate. 

Outra característica que conta pontos na lista dos gestores é o bom relacionamento interpessoal, que na enquete apareceu com 25,2% dos votos. O senso de humor e a facilidade de se relacionar com os colegas de trabalho são qualidades muito admiradas pelos RHs, pois as empresas buscam profissionais que se adaptem e interajam positivamente com a equipe, possibilitando a criação de ambientes corporativos mais saudáveis. 

De acordo com a Pesquisa dos Profissionais Brasileiros de 2013, da Catho, existem também outras características que os recrutadores avaliam na escolha dos candidatos como o desempenho nas entrevistas, competências comportamentais, experiência técnica anterior e formação acadêmica. Conheça o que impacta na decisão de contratar um profissional segundo o estudo da Catho:

* Desempenho na entrevista - 7,07
* Competências comportamentais - 6,97
* Experiência técnica anterior relacionada ao cargo - 6,61
* Formação acadêmica - 6,24
* Reputação das empresas em que trabalhou - 5,79
* Estabilidade empregatícia - 5,48
* Desempenho nos testes - 5,45
* Desempenho nas dinâmicas - 4,82
* Resultados e promoções de empregos anteriores - 4,59
* Atividades extra-curriculares - 4,35
* Perfil/comportamento nas redes sociais - 2,98
* Fluência em inglês e/ou outro idioma - 2,75
* Participar de trabalhos voluntários - 2,75

OBS: (Dados baseados em uma média de 0 a 10)

FONTE: RevistaMelhor

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