sexta-feira, março 28

MARCAS FAMOSAS: A HISTÓRIA DA QUALY


QUALY surgiu há mais de duas décadas com a missão de levar mais sabor e qualidade de vida para as famílias brasileiras. E não demorou muito para se tornar a margarina mais querida do Brasil, fazendo um enorme sucesso não só no café da manhã, mas conquistando a confiança de milhares de donas de casa que utilizam QUALY para fazer deliciosas massas, bolos, tortas, doces e muito mais. 

A história 
Tudo começou no início dos anos de 1990 quando a Sadia, já reconhecida no segmento agroindustrial pelas décadas de experiência na produção de derivados de carne suína, bovina, de frango e peru, resolveu ingressar no então crescente setor de margarinas. Após inaugurar uma fábrica na cidade portuária de Paranaguá, estado do Paraná, a empresa lançou no mercado a margarina QUALY CREMOSA em 1991. A nova marca já nasceu inovando. Quando ninguém ainda pensava nisso, ela surgiu falando de qualidade de vida. QUALY também é sinônimo de inovação quando o assunto é embalagem. Nessa época todas as margarinas tinham o pote redondo. QUALY foi a primeira a adotar o pote retangular e ditou tendência, seguida por todas as outras marcas. Criada com o compromisso de oferecer uma margarina inovadora, de melhor qualidade, sabor e cremosidade para todos os brasileiros, QUALY foi tão rapidamente aceita pelos consumidores desde que surgiu nas gôndolas dos supermercados e padarias que se tornou líder de vendas ao completar apenas seis anos de idade, em 1997.






Em 1999 foi lançada no mercado a QUALY LIGHT, que continha metade das calorias da versão tradicional, direcionada para um público que procurava uma dieta mais leve e equilibrada, sem perder a cremosidade da margarina. No ano seguinte a marca inovou mais uma vez ao lançar a primeira margarina com fibras solúveis do mercado, a QUALY FIBRA, que ajudava o processo digestivo. Pouco depois, em 2002, QUALY ganhou potes mais resistentes e reutilizáveis, com tampas coloridas que facilitavam a identificação das diferentes versões da margarina. Já em 2003 a novidade foi o lançamento da QUALY OLIVA, todo o sabor da tradicional margarina com um toque de azeite de oliva. Em 2006, mais uma inovação: a linha QUALY LIGHT SABORIZADASchegou ao mercado, com sabores diferenciados, como peito de peru, mel e queijo tipo suíço.






Em 2008 ocorreu mais uma extensão de sua linha de produtos com o lançamento da QUALY VITA, uma margarina que continha ômegas 3 e 6, ácido fólico, mais vitaminas e chá verde, ingrediente inédito no segmento, excelente para o coração e para uma alimentação mais saudável. Foi nesse mesmo ano que a fama de QUALY também ultrapassou fronteiras, conquistando a liderança de mercado no Chile. E, hoje, QUALY, com sua textura cremosa e sabor amanteigado, continua a trazer inovação e sabor para a mesa dos brasileiros, escrevendo uma história brilhante de sucesso e construção de uma marca querida no Brasil e em diversos países sul-americanos.






Em 2013 lançou a embalagem de 1 kg, exclusivo para a versão cremosa. A mais recente novidade da marca é a QUALY AÉRA, a primeira margarina aerada do mercado brasileiro. Feita com um cuidadoso processo de aeração que a deixa 25% mais leve, ultracremosa e faz derreter mais rápido na boca, essa versão proporciona ao consumidor uma nova e irresistível experiência de sabor, sendo perfeita para passar no pão ou na torrada com a facilidade e o sabor de QUALY que todo mundo conhece. A inovação sempre esteve presente na trajetória de QUALY. Ao longo dos anos, além de aperfeiçoar o sabor da margarina, cuja fórmula atual possui 80% de lipídios, fazendo de QUALY ingrediente ideal para deixar as receitas culinárias muito mais macias e suculentas, a marca sempre investiu em embalagens modernas, fáceis de manusear e ideais para preservar o produto.






A comunicação inovadora 
Quando o assunto é comunicação, a marca sempre foi inovadora. A campanha publicitária no formato de novela fez QUALY se aproximar da vida real dos consumidores. A primeira foi ao ar em 1991, com a história do casal de jovens protagonistas, Marina e Marcelo. Ele, solteiro, morava com o cão de estimação. Ela, também solteira, vivia com os pais e os irmãos. Quando se apaixonaram, passaram a frequentar a casa da família de Marina. Em tom suave, a marca mostrou o quanto mudam as relações em cada família e que reunir pessoas queridas à mesa é muito importante para manter a proximidade e a harmonia familiar. Oito anos mais tarde, o garoto Rui foi o protagonista que fez o pai conhecer, namorar e se casar com a vizinha do prédio. A história caminhou até sua adolescência, quando Rui se apaixonou por Raquelzinha e passou a conviver com sua família. Em 2010 foi a vez de uma terceira família protagonizar a campanha, formada por uma mãe divorciada e seu filho.






Para unir a marca ao conceito de qualidade de vida, QUALY criou promoções inovadoras cujos prêmios ofereciam conforto e bem-estar. A promoção Porta-Pote, de 1996, surgiu a pedido dos próprios consumidores, que viam o pote de margarina dentro de um recipiente decorado e mais resistente na novela de QUALY. O kit promocional continha como brinde o porta-pote, ideal para conservar o produto e enfeitar a mesa do café da manhã. Bem-sucedida, a promoção voltou em 2007 no sul do país e em São Paulo. Em 2005, QUALY novamente inovou, inaugurando sua atuação no mercado editorial, ao levar às melhores livrarias do país o livro Qualy Brasil, com destaque para receitas regionais preparadas com a margarina em sua versão cremosa. O selo de proteção de QUALY também sempre fez muito sucesso entre seus consumidores, com receitas colecionáveis e informações sobre as principais promoções da marca. Em 2007, foi criada a promoção Qualy Reforma a sua Cozinha, que tinha como principal prêmio uma cozinha completamente reformada, com design assinado pelo reconhecido Marcelo Rosenbaum. Além disso, QUALY utilizou em suas campanhas a simpatia da mascote da Sadia, Lequetreque, um franguinho que adora fazer peripécias.






A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por uma acentuada alteração ao longo de sua história. Em 2006, ano em que as embalagens passaram a ter imagens fotográficas, o logotipo passou por mudanças que acompanhavam tendências da linguagem visual, dando cada vez mais suavidade e beleza.






Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Lançamento: 1991 
● Criador: Sadia 
● Sede mundial: São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: Brasil Foods S.A. 
● Capital aberto: Não 
● Presidente: Cláudio Eugênio Stiller Galeazzi 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 6 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Alimentos 
● Principais produtos: Margarinas 
● Concorrentes diretos: DorianaDelícia, Primor, Claybom, Soya e Becel 
● Slogan: Qualidade de Vida Começa com Qualy da Sadia. 
● Website: www.qualysadia.com.br 

A marca no mundo 
QUALY detém 42.1% do mercado nacional (AC/Nielsen) e está presente em sete entre 10 lares brasileiros. A margarina pode ser encontrada em embalagens de 250gr e 500gr, nas versões com e sem sal, tradicional, light e Aéra. Além disso, QUALY é vendida em alguns países da América do Sul, como por exemplo, Argentina e Chile, onde é líder de mercado. 

Você sabia? 
 Toda linha QUALY é livre de gordura trans. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro e Época Negócios), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 18/3/2014


FONTE: mundodasmarcas

Nenhum comentário:

Postar um comentário