sexta-feira, março 28

Encatho debaterá incorporação da sustentabilidade aos negócios

28º Encontro Catarinense de Hoteleiros apresentará inovações ao empresariado. Foto: Divulgação

A revista Trade Tur chega à quarta edição no dia 2 de abril. Ela será lançada durante o maior evento da hotelaria catarinense, o 28º Encatho, e traz matéria especial sobre o evento. Confira em primeira mão a reportagem com entrevista do presidente da ABIH-SC, Samuel Koch, e de empresários participantes da feira, assim como toda a programação do evento: 
Tifany Rodio, da Trade Tur, especial para o EconomiaSC


Em tempos em que o cidadão preocupa-se cada vez mais com a responsabilidade ambiental dos estabelecimentos que frequenta, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina (ABIH-SC) promove uma reflexão coletiva do empresariado do setor hoteleiro em torno do tema. Profissionais do segmento estarão reunidos na 28ª edição do Encontro Catarinense de Hoteleiros, que será realizada de 2 a 4 de aabril no Centrosul, em Florianópolis, para discutir ações que vão além de uma ideologia que fica no papel. No evento, os empresários serão expostos a uma gama de ferramentas para incorporar o conceito de sustentabilidade aos negócios.
"O aumento do nível de percepção das pessoas quanto aos temas relacionados ao meio ambiente está cada vez mais nítido entre empresários do ramo", acredita o diretor presidente da ABIH-SC, Samuel Koch. Para ele, este é um mercado em pleno aquecimento: "A busca pela qualidade de vida e produtividade requer investimento em inovações e, dentre elas, as que visam à proteção ambiental tem grande potencial".
Um exemplo são as tecnologias que permitem o reaproveitamento da água pluvial para irrigação de jardins, limpeza de fachadas e descarga em banheiros, que serão apresentadas pela empresa Esphera Sul Empreendimentos na Exprotel, feira de produtos e serviços que compõe o evento.
Já consolidada na prestação de consultoria e fornecimento deste tipo de solução para estabelecimentos comerciais, edifícios públicos e privados - como a nova sede do Sebrae/SC em Florianópolis, a loja da Havan em Palhoça e o aeroporto de Foz de Iguaçu, a Esphera participará pela primeira vez da Feira para conhecer o mercado hoteleiro e identificar suas demandas.
Segundo o diretor técnico da empresa, Victor Ramirez Parquet, os hotéis ainda estão despertando para estas necessidades. Porém, o ideal é que elas sejam identificadas antes da construção do empreendimento. "Dessa forma, é possível prever a estrutura adequada para as tubulações nos banheiros, bombas e reservatórios. A implantação torna-se mais simples e menos custosa", orienta Parquet.
É justamente no custo que esbarra, muitas vezes, a intenção dos estabelecimentos em adotar tecnologias como esta. Porém, o empresário alerta que esse não deve ser um impedimento. "O retorno é muito mais rápido que se imagina. Com o sistema de reaproveitamento da água, toda a estrutura se paga entre três e sete anos, dependendo do volume de água movimentado pelo local. Sem contar com a economia radical na conta de água, e no marketing que pode ser feito em torno disso. Possuir o ‘selo verde' traz muito valor à marca", argumenta Victor.
A empresa também trabalha com a instalação de sistemas próprios de tratamento de esgoto, que garantem um nível de 90% de pureza para a água que é devolvida à natureza. Uma estrutura como essa, instalada em um grande empreendimento comercial onde circulam em média 150 pessoas/dia, por exemplo, exige um custo de manutenção de R$ 1.500, valor facilmente absorvido por uma companhia deste porte.
Outra solução sustentável que estará pela primeira vez na Exprotel é o sistema de higienização de carpete a seco "Host Dry". O diretor comercial da empresa Eco Clean, Hélio Marinho Júnior, responsável pela prestação do serviço em Santa Catarina, explica o funcionamento do produto: uma substância biodegradável é depositada no carpete e, em contato com a poeira, transforma-se em microesponjas que podem ser descartadas com tranquilidade, sem agredir a natureza.
Também participam da Exprotel outras prestadoras de serviço focadas no segmento hoteleiro, fornecedores de softwares, móveis, materiais e equipamentos e amenities. Serão ao todo 86 estandes, sendo que até o fechamento desta matéria 59 espaços já haviam sido comercializados, entre empresas como Kuerten Distribuidora, Intelbras, Harus, Realgems, Altenburg e Phoqus.
O primeiro passo para a sustentabilidade
Soluções de grande magnitude são o ideal perseguido pela maioria dos estabelecimentos. Mas, com pequenas mudanças no modus operandi, é possível realizar importantes avanços. "Utilizar lâmpadas econômicas, adotar programa de reuso de toalhas e roupas de cama, reciclar resíduos, utilizar equipamentos com fontes alternativas de energia, aproveitar ao máximo a luz natural, entre outros, são exemplos adotados por diversas áreas da hotelaria", ilustra o diretor presidente da ABIH-SC, Samuel Koch.
É o que Andrea de Socio, proprietário da pousada Oceanomare, localizada no Rio Vermelho, em Florianópolis, vai mostrar durante o segundo dia de evento, na palestra "Implementando boas práticas visando à sustentabilidade".
Em seu empreendimento, referência pela conservação da natureza, medidas simples foram incorporadas ao projeto do local e à rotina dos funcionários: todo o óleo utilizado no restaurante é coletado semanalmente pela empresa especializada Reóleo e transformado em sabão, retornando, portanto, à cozinha. Lixeiras específicas para coleta seletiva foram instaladas, e os empregados capacitados a reciclar corretamente os materiais.
Completamente cercado pela natureza, Andrea sabe que este é o maior trunfo de seu negócio. Portanto, faz questão de respeitar a área de preservação permanente, limitando as construções para no mínimo 30 metros de distância do rio e do lago que correm pela propriedade. Outro cuidado que o empresário teve na construção foi utilizar madeira de pinus, que não é nativa do local, em passarelas, decks e rampas de acesso, e instalar painéis solares aquecimento da água.
Atividades diversificadas compõem o 28ª Encontro Catarinense de Hoteleiros
Além de palestras com ícones do setor e da Feira de Produtos e Serviços para hotelaria, o evento engloba, ainda, outras atividades. Entenda quais são as atrações do Encontro Catarinense de Hoteleiros, que ano passado recebeu 2,5 mil pessoas, e espera superar este número em sua 28ª edição.
26ª Exprotel
A Exprotel é uma feira de produtos e serviços que, ao longo de 26 edições, tornou-se referência de relacionamentos e bons negócios para empresários e profissionais dos setores de turismo, hotelaria, motelaria e gastronomia do Brasil e Exterior. Neste ano, estarão em evidência produtos e serviços sustentáveis, feitos com materiais reciclados e/ou focados na preservação do meio ambiente. Interessados em adquirir estandes podem solicitar informações pelo telefone (48) 3222-8492 ou e-mail comercial@abih-sc.com.br.
12º Seminário de Turismo e Hotelaria
O corpo acadêmico e docente de universidades locais apresenta suas apreciações e contribuições técnico/científicas desenvolvidas durante seu trabalho de conclusão de curso. Nesta edição, o foco será "A evolução e desenvolvimento do setor turístico e hoteleiro pensando na sustentabilidade".
8º Ciclo de Oficinas, Palestras e Cases de Sucesso
As oficinas têm como foco apresentar soluções, cases de sucesso e informações sobre assuntos da atualidade. Nesta edição, o tema principal será "Sustentabilidade na Hotelaria". Serão cinco oficinas, Palestra Magna, Palestra Técnica e três cases de sucesso, todas ministradas por personalidades locais, estaduais ou nacionais, referências no assunto.
6º Simpósio de Governança Hoteleira
O Simpósio tem o objetivo de apresentar algumas práticas sustentáveis aos funcionários que atuam no setor de governança do segmento hoteleiro. Atualmente, o setor de governança é o responsável pelo maior número de funcionários de um empreendimento do setor hoteleiro. Os profissionais atuantes nesta área - que hoje são maioria nos empreendimentos - precisam estar constantemente treinados e qualificados, facilitando, assim, a incorporação de novas medidas sustentáveis que resultam em redução de desperdícios e custos.
4º Fórum de A&B
Tem como objetivo apresentar um panorama atualizado e as tendências da Gastronomia Sustentável em todos os seus aspectos envolvendo os diferentes setores da área de Alimentos e Bebidas dos hotéis, restaurantes, bares e similares.

FONTE: economiasc

Nenhum comentário:

Postar um comentário